quinta-feira, 31 de março de 2022

Jim Bagley no 40º Aniversário do ZX Spectrum em Cantanhede


Jim Bagley já está na indústria dos videojogos há 37 anos, um percurso que começou nos anos 80 a programar jogos para o Spectrum, percorrendo ao longo da sua carreira praticamente todas as plataformas até à geração atual. Faz agora parte da equipa que desenvolveu o Sinclair ZX Spectrum Next, ou seja, podemos dizer que de certa forma voltou às suas origens.

Já fez vários tipos de jogos, de quase todos os géneros. Mas tem um carinho especial pelo Spectrum, pois foi nessa altura que, segundo o mesmo, mais se divertiu. Devido às limitações dos computadores de então, os programadores eram incentivados a serem criativos, trabalhando à volta das limitações do hardware. Talvez seja essa a razão pela qual o Jim é recordado principalmente por jogos como o “Midnight Resistance” e o “Cabal” para o Spectrum.


O Jim confidenciou ao museu que tem adorado fazer parte da equipa que desenvolveu o Sinclair ZX Spectrum Next. Este projeto tem permitido que a sua criatividade flua, especialmente graças ao hardware avançado do Next. Tem sido diariamente surpreendido pela incrível criatividade dos utilizadores, isto graças às novas funcionalidades implementadas no NextBASIC. Têm sido feitos jogos que seriam impossíveis de se fazer em Spectrum BASIC, e alguns destes jogos concorrem diretamente, em termos de qualidade, com alguns jogos clássicos em assembly.

O Jim vai participar remotamente no evento no dia 24, domingo.

Sem comentários:

Enviar um comentário