sábado, 26 de março de 2022

Hovercar Simulator (MIA)

E depois de termos disponibilizado Alea e também Eros pela comunidade, temos hoje o terceiro jogo da dupla Ricardo Silva e José Oliveira. Se Alea era um produto final terminado, com bastante qualidade, diga-se, Eros, infelizmente, foi um jogo que ficou apenas numa fase muito embrionária. Por outro lado, Hovercar Simulator fica a meio dos dois. Por um lado, o jogo encontra-se completo, com os quatro níveis terminados, mas por outro ficaram em falta os "acabamentos", e que no caso presente poderia ter sido a diferença entre ter sido lançado oficialmente, ou não, como foi  caso. 

Em 1989, José Oliveira e Ricardo Silva desenvolveram Hovercar Simulator. A palavra “simulator” no título não é inocente, desde logo dando a entender que o destinatário seria a “Code Masters”, conhecida por usar essa palavra em boa parte dos seus jogos. De facto, o jogo foi enviado para esta editora, que o analisou e, numa cordial carta, indicou alguns pontos que poderiam ser alvo de melhoria, por forma a torná-lo um produto vendável. Graficamente, o jogo também se parece com alguns outros dessa editora. Uma peculiaridade é o facto de o ecrã de carregamento ter 1991 como ano da criação do jogo, no entanto existe uma razão simples para isso: apesar de ter sido programado em 1989, em 1990 José Oliveira foi para tropa, existindo um hiato de um ano até os dois autores voltarem a pegar no jogo e acrescentarem o ecrã de carregamento.

O motor de jogo é baseado numa rotina em código máquina que apareceu nas páginas da Hewson's Helpline, publicada na “Sinclair User”, tendo sido posteriormente adaptada por José Oliveira.

Hovercar Simulator coloca-nos então numa corrida futurista, e temos de, ao longo de quatro níveis, tentar sobreviver nas perigosas estradas e rios, repletos de inimigos e obstáculos, que ao mínimo toque pulverizam a nossa viatura, terminando aí o jogo. Graficamente é atrativo, se bem que um pouco curto. No entanto, como o jogo é muito difícil, é exigido ao jogador bastante tempo até conseguir chegar ao fim.

Realmente, foi uma pena que o jogo não tivesse levado os tais acabamentos finais, pois ficaria muito bem enquadrado no vasto catálogo da Code Masters, não ficando atrás de muita coisa que esta editora colocava no mercado (metade dos lançamentos tinham "Simulator" no nome).

Poderão vir aqui descarregar Hovercar Simulator, ficando mais uma parcela do património histórico do ZX Spectrum em Portugal disponível para a comunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário