sábado, 29 de outubro de 2022

Gods Lab (MIA)


Gods Lab tem mais outra daquelas histórias muito curiosas e que começam a ser habituais em Planeta Sinclair. Demos com o seu autor, Jorge Branco, aquando de um artigo do jornal A Capital acerca de um programa que este enviou para o jornal, Psicoteste - Teste de Personalidade. Este artigo saiu na edição de 28 de Outubro de 1988, que iremos partilhar em breve. 

Com os dados que apareceram no suplemento sobre o Jorge, conseguimos chegar até ele. Teve uma enorme surpresa, como é habitual sempre que contactamos os antigos programadores, que não esperam que alguém ainda se lembre dos seus jogos. Foi procurar as cassetes, mas infelizmente não encontrou Psicoteste (pelo menos na altura em que escrevemos este artigo). Entretanto foi seguindo Planeta Sinclair e fez-nos também uma surpresa, pois apareceu em Cantanhede, no evento do quadragésimo aniversário do ZX Spectrum. Estivemos um pouco à conversa e colocámo-nos à disposição para recuperar os seus programas, quando encontrasse as cassetes.

Entretanto o Jorge encontrou duas cassetes com programas em BASIC, pelo menos era o que dizia a lombada. Como ainda não tinha um gravador em condições, resolveu fazer-nos uma visita. E aqui começa a história de Gods Lab...

Uma das cassetes continha imensos programas em BASIC, nomeadamente type-ins, alguns que foram sendo alterados pelo Jorge (já recuperados, iremos também disponibilizar os relevantes). A segunda cassete continha Gods Lab, um jogo que o Jorge já mal se lembrava (até achava que não estava completo).

A gravação não estava famosa, pelo que não se conseguiu recuperar logo o jogo. Mas com tratamento spa, lá se conseguiu preservar o ficheiro. Curiosamente, depois do jogo estava um outro ficheiro pertencente a Gods Lab, possivelmente uma nova versão que estaria a ser trabalhada pelo Jorge.

Gods Lab, mesmo sendo escrito em BASIC, é bastante interessante. Começamos num enorme labirinto gerado aleatoriamente (parece-nos), e temos que entrar no túmulo do Drácula e derrotá-lo. Mas para isso necessitamos de encontrar as três chaves que permitem abrir o túmulo. E será também conveniente encontrar a arma, pois assim que temos as três chaves, os obstáculos multiplicam-se e se não tivermos a arma connosco, rapidamente ficaremos encravados em algum ponto.

 A energia é outro ponto a ter em conta,  pois decresce rapidamente, ainda mais quando o morcego nos apanha. Felizmente que temos pontos onde podemos recuperar a energia (blocos azuis que vão aparecendo).

Gods Lab é assim apresentado em toda a sua glória. É um trabalho bastante interessante. Caso tivesse sido compilado, permitiria aumentar a velocidade e melhorar ainda mais a jogabilidade. Quem sabe não tenhamos um voluntário que se prontifique a fazer isso (lembram-se de Joe Blob?).

Mas a prosa já vai longa. Não percam mais tempo, venham aqui descarregar Gods Lab!

Sem comentários:

Enviar um comentário