sábado, 15 de outubro de 2022

Chequered Flag e Detective (Microbaite)

Não é muito frequente darmos grande destaque a pirataria. Mas o que é facto é que há pirataria e pirataria, e a que hoje temos aqui é de máxima qualidade. Será talvez o melhor exemplo de que mesmo entre os piratas, havia os escrupulosos e  havia os outros. E não vale a pena virem dizer que em Portugal, como não existia na altura legislação sobre os direitos de autor, na prática não se estava a incorrer num crime. Moralmente era reprovável e teve como consequência que o nosso país ficasse dez anos atrasado no que toca a produção informática, em relação a países como o Reino Unido e Espanha. Não admira, quem queria passar longo meses a desenvolver um programa para no dia seguinte já estar em tudo o que era lojas e não receberem um tostão para compensar o esforço? Mas isso são contas de outro rosário...

Relativamente à Microbaite, as suas cassetes distinguiam-se da maior parte da concorrência pelo extremo cuidado que os seus autores lhe dedicavam. Não é à toa que a Sinclair User tivesse até em tempos referido esta editora pirata, existindo a intenção de algumas software houses a colocarem em tribunal. Claro que o resultado foi o esperado, ou seja, ficou tudo em águas de bacalhau. E com isso, pelo menos quase uma centena de cassetes foram lançadas por este grupo Portuense.



As diferenças relativas à concorrência começavam logo pelo número de jogos. Cada uma destas cassetes tinha dois jogos. E cada um deles tinha um motivo na capa a cores. Aliás, o papel couché brilhante utilizado na capa demonstrava desde logo a atenção que era dedicada a cada lançamento. A parte de trás da capa também tinha algumas instruções para melhor reprodução da cassete.

Depois, as cassetes incluíam um panfleto interior com instruções personalizadas para cada um dos jogos, semelhante aos que a Timex também tinha. Não faltavam sequer as características técnicas das cassetes e gravações da Microbaite. Tudo muito profissional, como se pode ver.


As próprias cassetes possuíam uma etiqueta com o nome do jogo e com o nome da editora. Ou melhor, com o nome Microbyte. Nunca entendemos a razão para a editora ter dois nomes diferentes, mas talvez tenha a ver com... direitos de autor. De facto, Microbyte já existia e poderá ter sido esta a razão pela qual a Microbaite não conseguiu registar esse nome, adoptando-o apenas como nome comercial.

Mas a personalização não termina aqui. Cada jogo tinha ainda um ecrã de carregamento adicional personalizado e, quando era possível, o próprio jogo era traduzido para a nossa língua. Neste caso Detective foi totalmente traduzido para português, tal como já tinha acontecido com Corrida de Cavalos, Campo de Minas, Tasword, Treinador de Futebol, entre outros que já fomos colocando em Planeta Sinclair.


Assim, disponibilizamos hoje da nossa colecção pessoal este lançamento. Como podem ver, encontra-se num estado imaculado, raro de se encontrar hoje em dia nestas cassetes piratas. Pretendemos com isso, não fazer a apologia da pirataria, mas sim disponibilizar pela comunidade mais um pouco do espólio nacional do ZX Spectrum. Sim, apesar de pirata, faz parte do nosso espólio.

Convidamos também os leitores a tentarem catalogar os lançamentos da Microbaite. São pelo menos 80, mas provavelmente o número poderá ser bastante maior. Entretanto podem vir aqui descarregar esta cassete.

Sem comentários:

Enviar um comentário