Não é muito frequente darmos grande destaque a pirataria. Mas o que é facto é que há pirataria e pirataria, e a que hoje temos aqui é de máxima qualidade. Será talvez o melhor exemplo de que mesmo entre os piratas, havia os escrupulosos e havia os outros. E não vale a pena virem dizer que em Portugal, como não existia na altura legislação sobre os direitos de autor, na prática não se estava a incorrer num crime. Moralmente era reprovável e teve como consequência que o nosso país ficasse dez anos atrasado no que toca a produção informática, em relação a países como o Reino Unido e Espanha. Não admira, quem queria passar longo meses a desenvolver um programa para no dia seguinte já estar em tudo o que era lojas e não receberem um tostão para compensar o esforço? Mas isso são contas de outro rosário...
Relativamente à Microbaite, as suas cassetes distinguiam-se da maior parte da concorrência pelo extremo cuidado que os seus autores lhe dedicavam. Não é à toa que a Sinclair User tivesse até em tempos referido esta editora pirata, existindo a intenção de algumas software houses a colocarem em tribunal. Claro que o resultado foi o esperado, ou seja, ficou tudo em águas de bacalhau. E com isso, pelo menos quase uma centena de cassetes foram lançadas por este grupo Portuense.
Assim, disponibilizamos hoje da nossa colecção pessoal este lançamento. Como podem ver, encontra-se num estado imaculado, raro de se encontrar hoje em dia nestas cassetes piratas. Pretendemos com isso, não fazer a apologia da pirataria, mas sim disponibilizar pela comunidade mais um pouco do espólio nacional do ZX Spectrum. Sim, apesar de pirata, faz parte do nosso espólio.
Sem comentários:
Enviar um comentário