sábado, 8 de outubro de 2022

Hyperzax


Quem nos conhece já sabe que ficamos com o olho a brilhar assim que vemos jogos antigos serem recuperados. Daí que quando Cosmium anunciou que recuperou quatro dos seus antigos trabalhos, ficámos logo na expectativa daquilo que iríamos encontrar. Claro que não esperávamos encontrar uma obra-prima como Quadron, um jogo com um toque muito old school que simplesmente adorámos. Mas quando pegámos no primeiro dos seus jogos (vamos correr por ordem alfabética), ficámos surpreendidos com a qualidade que este programador já revelava em 1983.

Cosmium tinha tentado que uma software house lhe pegasse em 1983. Lamentavelmente não teve o devido reconhecimento, o que para nós até é surpreendente. Senão vejamos: é verdade que estamos perante um shoot'em'up muito simples, para 16K e desenvolvido em BASIC. No entanto, no seu estilo clássico (à la Space Invaders meets Missile Defence), apresenta algumas ideias bastante inovadores. 

Na base do ecrã existem nove casulos, que têm que ser defendidas a todo o custo de uma invasão alienígena. Os inimigos tentam roubá-los e para isso vão descendo o ecrã em ziguezague. Quando chegam à base, levam o casulo mais à mão. Se não conseguirmos atingir o inimigo antes de o roubar, só nos resta atingi-lo quando este se encontra a subir com o casulo. Se o conseguirmos fazer antes de sair do ecrã, recuperamo-lo. 

Os primeiros níveis até são bastante fáceis. No entanto, quando chegamos ao sétimo, são tantos inimigos a tentarem roubar o casulo, alguns que inclusive disparam contra nós, que muito dificilmente conseguimos manter todas as jóias da coroa. Para dificultar a coisa, quando os inimigos chegam à base, não pegam imediatamente no casulo, vão por ali vagueando até se decidirem ao furto. Se temos o azar de tocar num deles, perdemos uma vida. Muitas vezes temos que abdicar de tentar recuperar o casulo, pois doutra forma temos um encontro imediato de terceiro grau (é nessa altura que a tecla de thrust dá jeito).

Relativamente à versão de 1983, e tal como Cosmium já tinha feito com Quadron, melhorou alguns aspectos do jogo. Criou um ecrã de carregamento, compilou o jogo com o programa Colt, tem novos inimigos que disparam contra nós, de vez em quando aparece um satélite que dá pontos a valer, embora dispare também contra nós, todos os 10.000 pontos ganhamos uma vida, assim como ganhamos um casulo a cada duas vagas ultrapassadas, e, finalmente, foi melhorado a funcionalidade do disparo.

Como podem ver, o programador não se poupou a tornar o jogo mais equilibrado e o resultado é muito satisfatório, oferecendo um tiro'neles que agradará a toda a gente. 

Poderão aqui obter o jogo, assim como os outros três que fazem parte do pacote.

Sem comentários:

Enviar um comentário