sexta-feira, 7 de outubro de 2022

Mecki: Winter Hibernation


Graças a Rich Hollins tivemos conhecimento do novo jogo da equipa Team Moritz. E é um belo jogo, diga-se de passagem, com gráficos de excelência e uma música a acompanhar o restante pacote. Comecemos assim pelos créditos.

Assim, como é habitual nos jogos desta equipa, Rich Hollins foi o responsável pela música da versão 48K, baseada no bem conhecido fime da Disney Up. A versão 128K é baseada no já vintage programa Mecki the Hedgehog e foi criada pelo suspeito do costume, o Pedro Pimenta. Vale a pena rodar entre ambas as versões para apreciar as melodias na sua plenitude.

Quanto aos gráficos, são da responsabilidade de Lobo. E no jogo, depois da múscia, é aquilo que nos chama desde logo a atenção. São muito variados, de uma dimensão avantajada, o que num jogo com as características deste o favorece, e nem o facto de serem monocromáticos (cada nível tem uma cor diferente) lhe retira algum brilho. Vale a pena ir até ao fim, nem que seja para ver tudo aquilo que Lobo conseguiu encaixar neste jogo.

Por fim, Sebastian Braunert, o mentor da equipa Moritz, que se bem se recordam era o nome do seu canito, foi o responsável por desenhar o jogo. Mais uma vez utilizou o motor SEUD, mas relativamente a trabalhos anteriores criados com essa ferramenta, conseguiu limar algumas arestas e aprimorar o jogo. Claro que os cenários tremendamente imaginativos ajudam, mas a diversidade que foi colocando, com alguns níveis de puro tiro'neles, outros onde apenas temos que nos desviar dos obstáculos, ajuda a criar a sensação de estarmos perante um jogo maior do que na realidade é. Já sabemos que o SEUD não dá para grandes coisas, dado que a memória disponível é pequena, no entanto, Sebastian conseguiu encaixar meia dúzia de pequenos níveis, de alguma forma ultrapassando algumas das limitações da ferramenta.

Mas vamos à história, pois todo o jogo deverá ter uma a condizer, ainda mais quando o nosso herói é um simpático ouriço-caixeiro, um animal em perigo de extinção e que convém preservar, motivando-nos ainda mais a conseguir que o mesmo não se fine, pelo menos neste jogo.

Assim, Mecki: Winter Hibernation é baseado no programa infantil alemão Mecki, que remonta à década de 1950, com personagens criados por Paul, Ferdinand e Hermann Diehl. Se quiserem ver uma fotografia do personagem real, ela está dentro do jogo. Mas terão que descobri-la (é um easter egg).

O nosso objectivo é ajudar Mecki a ultrapassar seis perigosas áreas, por forma a chegar à casa do Velho da Floresta e encontrar uma cama confortável para passar o inverno, hibernando. Para isso temos que pulverizar os inimigos com o seu suprimento interminável de pulgas. Nem sempre isso é possível, e porque o ouriço-caixeiro não é um animal particularmente corajoso, se conseguirmos que ele evite os adversários, também pode ser uma boa estratégia. No entanto, existe um no final de cada nível que faz questão de afiambrar o nosso herói. Ai não temos outra hipótese senão ir â luta e meter o exército de pulgas em acção...

Está então dado o mote para um jogo despretensioso, divertido, com um grau de dificuldade mediano (equilibrado, diremos nós), e que permite ao final de algumas tentativas chegar ao fim e perpetuar a raça dos ouriços. 

O jogo pode aqui ser descarregado, sendo que uma pequena contribuição para os seus autores irá ajudar a que os ouriços procriem e, quem sabe, voltem a aparecer nos nossos ecrãs noutro jogo. Se preferirem a versão física, esta vai aparecer na cassete número 2 da Crash, que foi precisamente hoje oficialmente lançada.

Toca a ir jogar e não deixem que o simpático ouriço tenha o destino deste no ecrã abaixo...

Sem comentários:

Enviar um comentário