sábado, 22 de outubro de 2022

Robon II


Robon II é a sequela de Robon, o que não é novidade alguma. O primeiro jogo da série saiu em 1983 pela bem conhecida, pelo menos na altura, Softek, e apresentava um mediano clone de Berzerk. Não teve grande reconhecimento e não perdurou na memória. Mas eis que nesse mesmo ano, Cosmium lança a sequela, e esta sim, teria feito muito boa figura se tivesse sido lançada comercialmente. 

Robon II é melhor a todos os níveis. A começar pela velocidade estonteante, mesmo no grau de dificuldade 3 (fácil). Se experimentarem o nível 1, não duram mais que uns segundos.

Também graficamente a evolução foi muito interessante. Os sprites são agora muito maiores, o que para um shoot'em'up frenético como este, é de todo conveniente. O interessante é que a velocidade não sofreu um nem um bocadinho com isso, mesmo sendo programado em BASIC compilado.

Além da selecção do grau de dificuldade, também é possível seleccionar-se o nível (wave) onde queremos começar. Cada nível apresenta uma série de inimigos e só depois de todos serem eliminados do ecrã, é que passamos ao seguinte. À medida que vamos avançando, estes vão aumentando em número, mas também em perigosidade. A partir de certa altura começam a disparar contra nós, e além de nos termos que haver com "n" inimigos a correrem na nossa direcção (qualquer toque é fatal), também temos que nos desviarmos dos disparos, mas também das próprias explosões. Isso porque de cada vez que eliminamos um inimigos, dá-se uma explosão durante um segundo ou dois. Se temos o azar de tocar no raio de acção da explosão perdemos uma vida. Acreditem, dado a velocidade da acção, isso vai acontecer muitas vezes. Demasiadas... Aé começarmos a dominar o sistema de movimentação...

Robon II é então um jogo frenético, ideal para se entrar em competição com um grupo de amigos e ver aquele que faz mais pontos. Relativamente à versão original de 1983, Cosmium fez apenas pequenas modificações, entre os quais um ecrã de carregamento com design à época.

Fortemente aconselhável, poderão vir aqui descarregar o jogo incluído na compilação Lost Games.

Sem comentários:

Enviar um comentário