sábado, 20 de maio de 2023

Z80 Attack (MIA)


Com o aniversário da empresa, tivemos ontem um dia completamente caótico, não nos permitindo assistir em primeira mão ao vídeo do nosso amigo Javi Ortiz, coisa que fomos agora fazer (ver aqui). Já sabíamos ao que íamos assistir à recuperação de mais um importante jogo Espanhol dos anos 80. Propositadamente não quisemos ver antecipadamente do que se tratava, para termos o elemento surpresa quando víssemos o vídeo. Pois bem, já o vimos e já podemos então falar do jogo recuperado.

Z80 Attack é o nome do jogo e foi desenvolvido por volta de 87/88 por Joe McAlby, um dos membros fundadores do colectivo New Frontier (depois conhecido como Bit Managers). Impressionante é a sua idade, pois era apenas um adolescente de 15/16 anos, tendo utilizado o popular 3D Game Maker da CRL para o seu trabalho. Impressionante é também o número de jogos que têm sido recuperados nos tempos mais recentes e que foram desenvolvidos com este motor. Algo semelhante aos AGD e La Churrera de hoje em dia, este motor, no entanto permite criar jogos numa perspectiva isométrica e, tal como os outros dois,  dispensando grandes conhecimentos de programação, estando o foco na vertente gráfica.

Z80 Attack foi assim a estreia de Joe McAllby e que mais tarde participou em pérolas como North & South, Hostages, ou, mais recentemente, The Sword of Ianna. Nem que fosse por motivos históricos, valeria a pena experimentar o jogo.

Poderão agora vir aqui descarregá-lo e dar, se o entenderem, uma pequena compensação ao seu autor. Desde já avisamos, não é fácil, o que apenas torna o jogo mais motivante...

Sem comentários:

Enviar um comentário