Nome: Rambo III
Editora: Ocean Software
Autor: Andrew P. Deakin, Ivan Horn, Jonathan Dunn
Ano de lançamento: 1988
Género: Shoot'em'up
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Número de jogadores: 1
Memória: 48 / 128 K
Link para descarga: Aqui
Quem não se lembra de Rambo III? O Filme penso que dispensa introduções e o videojogo segue na mesma senda. O argumento girava à volta do rapto do Coronel Trautman pelos soldados Russos. O Coronel foi capturado durante uma missão no Afeganistão. Quando Rambo é informado do sucedido, marcha imediatamente e sem cerimónia em resgate do amigo e mentor. As mecânicas de jogo variadas e os gráficos marcam pela positiva este titulo da Ocean.
O jogo está dividido em três partes e a primeira coloca Sylvester no interior do forte onde supostamente Trautman está encarcerado. A vista de jogador de cima e a possibilidade de nos movermos em toda a tela do ecrã proporcionam uma experiencia única. Talvez um crossover entre Commando e Gauntlet. Ao dispor, ao longo do caminho, o nosso herói tem acesso a armamento e objectos úteis na sua demanda e, mais tarde, fuga do forte. Mas cuidado para não alertar os guardas. Temos de usar Stealth e com a ajuda da nossa faca degolar uns pescoços aos soldados Russos. Se por ventura eles nos avistarem estamos tramados, pois legiões de soldados aparecem, literalmente, de todos os lados para nos matar. Existem duas formas de sermos identificados, a primeira se nos atravessarmos no seu caminho, a segunda se pisarmos algum sensor. Para localizar os sensores temos de encontrar, algures no forte, uns goggles especiais. Não são os "Google Goggles" não! São os outros. Existem igualmente armadilhas, minas e portas de ferro que só são abertas com chave.
O Sistema de inventário é genial e permite combinar objectos no sentido de criar novas armas. Por exemplo adicionar um silenciador à nossa pistola. Lembrem-se de que não queremos alertar os guardas. A nossa energia vai diminuindo ao longo do nosso trajecto, quando somos atingidos pelo inimigo, ou quando vamos contra eles. Por qualquer razão, o simples facto de ir contra um soldado significa a sua morte. Trata-se do Rambo afinal. No entanto a nossa energia decresce como consequência e no canto inferior direito o nosso Sly vai-se transformando numa caveira..
Uma vez resgatado o coronel, a parte dois começa. Estamos então no exterior do recinto do forte e a ser perseguidos por soldados enfurecidos. A vista de jogo é, mais uma vez, de cima embora o cenário seja diferente. O nosso objectivo nesta fase é plantar oito bombas e escapar no helicóptero abastecido de Fuel.
Depois de destruído o forte a terceira parte consiste em sobreviver ao ataque inimigo até atingirmos a fronteira. Isto é um pouco como no filme. O cenário é um pouco diferente dos últimos dois. Neste cenário, qual Operation Wolf, os inimigos aparecem de frente e nós, enquanto fugimos, tentamos abater uma horda que avança na nossa direcção. Temos de sobreviver a soldados, tanques e o ocasional helicóptero que surge no nosso encalço. Sem duvida que este jogo para muitos foi melhor que o filme. Eu, no entanto, não partilho desta opinião claro.
Esta análise foi escrita pelo Ricardo Filipe Vicente, fundador do grupo ZX Spectrum Directo da Arrecação, tendo-nos sido concedida autorização para a sua publicação em Planeta Sinclair.
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