sábado, 20 de maio de 2023

Yie Ar Kung-Fu


Nome: Yie Ar Kung-Fu
Editora: Imagine Software
Autor: Brian Beuken, F. David Thorpe, Martin Galway
Ano de lançamento: 1985
Género: Beat'em'up
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Número de jogadores: 1
Memória:  48 K
Link para descarga: Aqui

A Imagine continuou na senda de jogos de beat'em'up com o lançamento de Yie Ar Kung Fu. O cenário de jogo é tipicamente Japonês. O nosso protagonista Oolong tenta seguir as pisadas de seu pai e tornar-se um Grand Kung-Fu-Master. Para o fazer, tem de derrotar os oponentes que se lhe apresentam pela frente. Os adversários variam desde Lulas Gigantes que têm a capacidade de voar pelo ecrã, até meninas de couro que tentam lançar as suas garras em direcção ao nosso protagonista.

O nosso herói pode tirar partido de 16 movimentos especiais para despachar os adversários. Movimentos como o rotativo, flying kick e leg sweep são familiares dos jogadores. Outros movimentos como o stride punch e o ground kick são totalmente novos. São atribuídos pontos por golpes bem executados e bonus life se atingirmos os 20.000 pontos.

Em luta temos acesso a três modos: Walking mode, Punching Mode e Kicking mode. No começo do jogo, ao nosso protagonista e ao seu adversário, é atribuída uma barra de energia que aparece no cimo do ecrã. Se formos atingidos, a barra vai diminuindo. Para derrotar o nosso oponente, a sua barra tem de ser reduzida a zero.

Se o conseguirmos fazer, somos promovidos ao próximo round, desta feita com inimigos mais fortes. Se perdermos o combate, perde-se uma de cinco vidas e volta-se atrás para defrontarmos o mesmo set de inimigos de novo.

Cada combate é diferente e temos de adaptar o modo de combate para vencer. Alguns inimigos transportam armas - escudos, espadas, varas. Se conseguirmos vencer o derradeiro oponente tornamo-nos o Grand Master.

Este jogo consegue superar o Way of the Exploding fist pela variedade de oponentes, armas e golpes durante um combate. A dinâmica torna-se maior, portanto.

O único senão é o nível de dificuldade. Torna-se por demais acessível durante os primeiros combates, apenas para se tornar um pesadelo de um momento para o outro.

Esta análise foi escrita pelo Ricardo Filipe Vicente, fundador do grupo ZX Spectrum Directo da Arrecação, tendo-nos sido concedida autorização para a sua publicação em Planeta Sinclair.

Sem comentários:

Enviar um comentário