sábado, 6 de maio de 2023

Tai-Pan


Nome: Tai-Pan
Editora: Ocean Software
Autor: John Mullins, Clive Paul, Mark R. Jones, Peter Clarke
Ano de lançamento: 1987
Género: Aventura
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Número de jogadores: 1
Memória:  48 / 128 K
Link para descarga: Aqui

No ano de 1841, os mares do Leste estão repletos de comerciantes. Neste jogo, baseado no best seller de James Clavell's, estás no papel de Dirk Struan, um comerciante que procura fortuna nos mares do Oriente. 

A Cidade local de Canton é o palco escolhido para toda a acção em terra. Preso a um empréstimo de $300,00, que tem de ser pago em seis meses sob pena de morte, Dirk vai ter de usar esse dinheiro para comprar uma Fragata. 

As suas opções são reduzidas de inicio. Uma vez adquirido o Navio, Dirk vai ter de recrutar a tripulação. Para isso vai ter de se deslocar a centros de recrutamento como os Inns locais no sentido de recrutar mercenários ou mão de obra barata. 

Uma vez recrutada a tripulação, o Barco pode ser carregado com objectos valiosos como mapas, bússola, telescópio e Sextante bem como comida e bens comprados a fornecedores e armazéns. 

Em terra contrabandistas podem abordar Dirk para transportar material duvidoso, onde a recompensa é farta mas o risco é enorme. 

Quando a Fragata vai para o mar o cenário de jogo é substituído pela visão panorâmica de terra e do Oceano. Sete ícones no ecrã permitem controlar as velas do barco, aceder ao telescópio, aceder a informação acerca da direcção do vento, entrar em modo de combate e alimentar a tripulação. Sim, isso mesmo, não vamos instigar ao motim por privar a tripulação de comida e conforto. 

A bordo de uma poderosa fragata podemos abalroar outros navios no sentido de ficarmos com a sua preciosa carga. Carregar os canhões e apontar na direcção certa é fundamental. Ao construir a sua frota de Barcos, um grande império comercial se vai conquistando, permitindo a Dirk pagar a sua divida e garantir o seu sucesso. 

Um dos melhores jogos de trato comercial a todos os níveis. Os gráficos são fabulosos e o som na versão 128 está impressionante. Com a quantidade de coisas a fazer e um mapa gigante para explorar este jogo mantém-nos entretidos por horas. Viciante e garantia de valor em cada Playthrough

Esta análise foi escrita pelo Ricardo Filipe Vicente, fundador do grupo ZX Spectrum Directo da Arrecação, tendo-nos sido concedida autorização para a sua publicação em Planeta Sinclair.

Sem comentários:

Enviar um comentário