quinta-feira, 15 de junho de 2023

Gipsy Tarot


Embora já há algum tempo tivesse terminado Jam! (assim que recebi o jogo em versão digital para testar, não descansei enquanto não o terminei), tinha alguma curiosidade para ver a cassete com a versão física. Não só pela habitual serigrafia em relevo, que já é habitual nos trabalhos da Teknamic Software, mas também porque no lado B estava um trabalho muito antigo de Clive Townsend que ainda não tinha visto a luz do dia: Gipsy Tarot.

Na realidade, pode-se dizer que esta versão é um híbrido, pois é baseado no programa que Clive fez para o ZX81, quando começou a aprender a programar em BASIC, com alguns melhoramentos que fez quando passou para o ZX Spectrum. Entretanto o código perdeu-se, mas mais recentemente Clive encontrou um caderno com os antigos esboços que serviram de inspiração ao programa original, tendo aproveitado para o ilustrar. Além disso, junta-lhe mais alguns pozinhos da versão que criou em 2002 para telemóvel e nasce assim Gipsy Tarot, a versão final de um programa que Clive nunca pensou que fosse ver a luz do dia. Toda a história é contada no livro The Saboteur! Story, assim como na própria cassete de dupla face, que contém no lado A o já referido Jam!

Por várias razões aconselhamos a comunidade a adquirir esta versão. Não só ficam na posse de uma cassete única, com a qualidade habitual da Teknamic Software, ficam com dois programas que vêem a luz do dia muitos anos depois do seu autor ter pensado e trabalhado neles, mas também apoiam um dos programadores mais simpáticos e competentes da cena do ZX Spectrum, bem como uma editara Portuguesa que tantas alegrias nos tem trazido.

Poderão aqui vir adquirir a cassete, mesmo para quem não acredita no Tarot (como é o meu caso), vale a pena espreitar.

Sem comentários:

Enviar um comentário