sábado, 2 de março de 2024

MicroSe7e faria hoje 40 anos

Um dos mais influentes magazines de informática Portugueses, o MicroSe7e, nasceu, fez ontem, precisamente 40 anos. Durou 66 números (que se saiba) e apresentava reviews, type-ins, consultórios, notícias, tops, etc., de tudo o que era relacionado com os micros, mas com enfoque no ZX Spectrum.

Ilustres cientistas e jornalistas passaram pela redação do jornal, casos do saudoso Eurico da Fonseca, ou Fernando Prata, que nos ofereceu Sésamo.

O panorama ficou mais pobre depois do desaparecimento do magazine, não obstante termos ainda em 1988, entre outros, o Som & Imagem, do DN (na altura focado maioritariamente na análise de jogos), e a rubrica Videojogos, d'A Capital, que a par da análise de jogos, dava voz aos leitores.

Temos nos nossos pendentes digitar todos os type-ins que apareceram no MicroSe7e (alguns já partilhámos), mas esta tarefa hercúlea apenas será continuada depois de termos tratado dos programas da Mini Micro's, Softfile e do próprio DN. Convidamos os nossos leitores a ajudarem-nos nesta tarefa.

Como forma de celebrar a data, o Zé Oliveira fez um remake de Colmeia, um dos type-ins que já tínhamos partilhado. Este microprogie, versão 2024 , é seis vezes mais rápido que o original. Pode aqui ser corrido online, ou aqui ser descarregado.

Sem comentários:

Enviar um comentário