domingo, 10 de março de 2024

Dungeons & Dragons Computer Fantasy Game


Não é todos os dias que temos um jogo tão original quanto este Dungeons & Dragons Computer Fantasy Game, que marca o regresso de El Dr. Gusman aos jogos para o ZX Spectrum. E tal como o nome indica, estamos perante uma aventura D&D, mas com algumas nuances que o distinguem da concorrência. Antes de tudo, é conveniente ler-se o manual de instruções, não só porque indica as teclas do jogo (são apenas três), mas também a própria dinâmica. 

Comecemos pelas teclas, apesar de serem apenas três ("Q", "W" e "E"), estão mal colocadas, trazendo à memória os jogos da Ultimate, muitas vezes arruinados pelo infame "QWERT". O mais provável é nas primeiras tentativas andarmos todos trocados e avançarmos para direcções que não queremos, pois o "Q" define o sentido que queremos tomar, o "W" dispara a seta e o "E" serve para avançar. 

Passado esta primeira parte confusão, perfeitamente evitável, diga-se, o jogo até é muito simples, pois apenas temos que num labirinto, encontrar a corda mágica que nos safa dos buracos (no terceiro nível não existe a corda, qualquer tropeção é fatal), a seta mágica que destrói o dragão, evitar os morcegos, que se nos apanham, levam para uma sala aleatória (podemos ir parar directamente a um buraco), e o próprio dragão. Sempre que um desses objectos ou seres se encontram numa sala adjacente (não se sabendo qual), o símbolo é activado no ecrã.  A partir daí, será a nossa intuição a ter que funcionar para se encontrar o dragão e atingi-lo certeiramente.

O jogo foi desenvolvido em Boriel BASIC e não estaremos muito enganados se dissermos que será um sério candidato a ser nomeado para o GOTY 2024 na categoria BASIC. Não acreditam? Venham aqui descarregar o jogo.

Sem comentários:

Enviar um comentário