quarta-feira, 13 de março de 2024

Novidades da demoscene: Lovebyte 2024


Grandes coisas vem em formatos pequenos. Dias 9-11 Fevereiro decorreu um evento online da demoscene dedicado à criação de novas intros de tamanho muito reduzido, o chamado tiny sizecoding. Foi a quarta edição da Lovebyte conhecida por todos os anos bater records de quantidade de produções submetidas a competição, contando com alguns demosceners portugueses envolvidos na sua organização e aonde o ZX Spectrum esteve bem representado nas várias categorias do evento dedicadas às plataformas oldschool.

Para quem não conhece o conceito de size coding, estamos a falar de programas de tamanho que variam por exemplo entre os miseros 8 e 16 bytes, onde não conseguimos incluir pouco mais do que meia dúzia de instruções; os 32 e 64 bytes onde já começamos a ter algum espaço para composição gráfica que vão um bocado para além de padrões semi aleatórios; 128 e 256 bytes onde já é possível criar efeitos gráficos complexos e também gerar audio; e chegando aos 512 e 1024 bytes, as categorias do evento onde são possiveis vários efeitos complexos e um semblante de narrativa. Um curto video explicativo pode ser encontrado aqui.

Das produções lançadas podemos destacar as várias variantes do jogo da vida submetidas pelo Eslovaco Busysoft, incluindo a versão 4x4 em 128 bytes (aqui) das muitas submissões do autor. Destacamos também We Are Watching You Since You Were 8 optimizando para 8 bytes uma intro que anteriormente corria em 16 bytes, que até teve direito a um seminário a explicar os truques usados, bastante interessante para quem programa assembler Z80.

Outra presença comum nestas competições de tamanho extremo é a dos Polacos Joker, que nesta edição da Lovebyte voltaram a demonstrar a sua habilidade com multiplas submissões, por exemplo vencendo a competição de 16 bytes com Xor Or Not To Xor, ficando em 2º lugar na competição de 32 bytes com From Basic To Assembly In 32 Bytes, em 2º lugar novamente nos 64 bytes com 12 Angry Patterns, 2º lugar na competição de executable graphics (que difere das outras competições por o código só gerar uma única imagem estática) com Waveforms of Gioconda, vencendo a competição de 512b com Rorschach's Girlfriend e o seu membro Dalthon ganhando o troféu de byteathon para a categoria oldschool.

Outros nomes comuns nestas competições da demoscene de Spectrum incluem o Russo g0blinish com 7 submissões das quais destacamos CharXOR. A Eslovaca Aki com 5 submissões das quais destacamos 8bbanger. O Norueguês Neon que ficou em segundo lugar nas contas da byteathlon e ganhando as competições de 64 bytes e 128 bytes (esta última com a recomendada Sine On). O Eslovaco Baze que ficou em 3º lugar na competição de 256 bytes com dissolver. Entre muitos outros programadores do ZX Spectrum oriundos da Suécia, Reino Unido, Hungria, Holanda, etc. Um evento verdadeiramente internacional.

Destaca-se ainda também a música vencedora da competição tiny executable music (Beruskatrippin) programada pelo inglês Gasman e uma sessão de livecoding onde dois participantes programaram assembler z80 usando a ferramenta/emulador online Bazematic permitindo a visualização do processo creativo aos espectadores da transmissão, arquivo disponivel (aqui).

Para quem tem interesse neste tipo de programação, vem aí um evento de ZX Spectrum em Portugal com uma competição dedicada à modalidade. Mais informações em breve!

4 comentários:

  1. hehe, better late than never

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. By the way, you didn’t mention nanogames, or do you have a personal dislike?

      Eliminar
    2. A little bit. I tend to focus more on the intros and demos. But yeah, you're right, we do have a nano games category (games in less then 256b) at lovebyte and every year they always featured a few zx spectrum releases worth mentioning. This year we had 3 speccy nanogames, I assume from the avatar that you are g0blinish and so one of them was yours :) ZagZag.

      Eliminar
    3. That's right. For the first time out of four demo parties I managed to make a game)

      Eliminar