sábado, 16 de março de 2024

A Terrific Weekend Adventure


Depois do jogo, o livro...

No mês passado o Luís Peres brindou-nos com o seu novo jogo, uma mega-aventura em três partes, a trazer à memória Enyd Blyton e os famosos Cinco (ver aqui). A propósito, ninguém contestou o facto de termos dito que era uma aventura dos Cinco, e não uma aventura inspirada nesses heróis. Será que não repararam? Não viram o jogo? De qualquer forma, se não o experimentaram, ainda vão a tempo.

De qualquer forma, o que nos traz aqui hoje não é o jogo, mas sim o livro. Não sendo o lançamento de um jogo + livro caso único no nosso país, pois nos anos 80 saiu uma edição da Verbo com O Feiticeiro da Montanha de Fogo, e mais recentemente saiu Café Turco Com os Ex-Jugoslavos, mas não é muito comum isso acontecer. Pois foi isso que o Luís Peres fez, ao jogo juntou agora o livro em dois possíveis formatos: capa dura e capa mole (tipo livro de bolso). 

A narrativa do livro segue a do jogo, como seria de esperar, até porque este último foi terminado antes. No entanto, no livro, naturalmente o Luís consegue desenvolver mais a história e colocar pormenores que não são possíveis de serem transpostos para um jogo de computador, em especial quando se utiliza um motor como o GAC, parco em memória disponível. Apenas por isso e por todas as referências e ligações ao jogo do ZX Spectrum, valeria a pena adquirir o livro.

Mas mesmo quem não está virado para jogos, A Terrific Weekend Adventure é uma história juvenil muito bem conseguida, sem dúvida trazendo o universo de Enyd Blyton para os leitores, prestando a essa escritora uma extraordinária homenagem. Não é à toa que a acção se desenrola em 1952, numa vila piscatória em tudo semelhante à que estamos habituados a ver nas aventuras de Os Cinco, não faltando a ilha ou o castelo. Mas também tem inúmeras referências a muitas outras personagens da literatura e da BD...

Além da história e das ligações ao ZX Spectrum, gostámos muito da estrutura adoptada pelo Luís para a obra. Assim, no primeiro capítulo, temos uma introdução, onde o Luís relata a forma como voltou ao ZX Spectrum (fazemos mea culpa) e todo o processo criativo por trás da história e do livro.

Temos depois três capítulos, Friday, Saturday e Sunday, que seguem muito de perto o jogo que, recorde-se, também tem essas mesmas três partes. Lendo o livro será meio caminho andado para rapidamente se conseguir terminar o jogo, pois as acções dos nossos dois pequenos heróis (ou três, se contarmos com o Whiskers, o inteligente gato de Anne), são as que permitem solucionar os quebra-cabeças da versão computorizada.

Mas se mesmo assim não conseguirem terminar o jogo, o Luís dá uma ajuda, pois além do mapa, coloca a própria solução nas páginas do livro. Digam lá que não é um luxo?

Aconselhamos assim fortemente a aquisição do livro, seja porque gostam deste tipo de histórias e do universo de Enyd Blyton, ou simplesmente porque gostaram do jogo e querem agora ter o livro que o acompanha. Para isso, podem adquirir o jogo na Amazon. São várias as lojas que têm o livro, mas poderemos aconselhar a Espanhola, bastando aqui virem.

2 comentários: