sábado, 13 de abril de 2024

O Sábio (MIA)


Se ainda se recordam dos posts com os 25 MIAs mais procurados (ver aqui) ou, mais recentemente, a série de artigos que colocámos sobre preservação (ver aqui), talvez se recordem de O Sábio, um título de 1990 de um Nuno Miguel e que tomámos conhecimento através do Correio da Manhã. Pois foi graças a esses artigos que o Dinis Pires contactou o Museu, e depois o Planeta Sinclair, dizendo que tinha a cassete com o jogo. Doutra forma, seria praticamente impossível arranjar o original, pois o nome do autor do jogo é demasiado genérico para se encontrar através de uma busca na internet.

Metemo-nos então a caminho e fomos ter com o Dinis para procedermos à preservação da cassete. Essa estava impecável e, não só conseguimos preservar este jogo em BASIC, mas também um princípio de um jogo que estava a ser desenvolvido pelo próprio Dinis e que se encontrava no lado B.

O Sábio é um jogo que se desenrola em duas partes. A primeira é muito simples, 50 livros caem do céu e temos que os apanhar, para depois podermos estudar. Para passarmos para a segunda parte, teremos que pelo menos conseguir apanhar 80% dos livros.

Sendo bem-sucedidos e tendo a lição estudada, passamos à segunda parte, na qual são apresentadas 20 questões de cultura geral (bem, assumindo que o tema Benfica é considerado como cultura). Temos que responder acertadamente a pelo menos 10 questões para concluirmos o jogo.

O Sábio foi desenvolvido em BASIC e é de facto básico. Mas tem uma ingenuidade cativante e convida-nos a chegar ao fim. Só é pena as questões serem sempre iguais, pois isso aumentaria a longevidade do jogo. De qualquer forma, para trabalho aparentemente feito por um amador de tenra idade, parece-nos muito bem. Resta agora saber por onde anda este Nuno Miguel e se terá mais trabalhos para o Zx Spectrum.

Poderão aqui descarregar O Sábio. Era vendido por correspondência e tinha um custo de 150 escudos.

Sem comentários:

Enviar um comentário