terça-feira, 3 de dezembro de 2024

Antony and Cleopatra (MIA)


E que dizer de Antony and Cleopatra, um jogo educativo que há muito tempo estava identificado como MIA? Mas Steven Brown faz milagres. E preparem-se, pois vai ser um Dezembro recheado de coisinhas boas como esta...

O jogo foi lançado em 1984 pela Akadimias Software e segue a temática desta editora, cujos restantes lançamentos conhecidos (e são muitos), continuam por serem encontrados e preservados. Será que algum dos nossos leitores tem por ai algumas raridades para serem preservadas?

Poderão aqui descarregar este jogo, cortesia de Steven Brown.

Frogs (ZX81 MIA)


Steven Brown enviou-nos mais uma pérola para o ZX81, Frogs, desta feita um jogo lançado pela Nerlandesa Aackosoft. É mais um clone de Frogger, mas com uma qualidade e fluidez bastante assinaláveis para o ZX81. De resto, já sabemos que este é um jogo que tem muitos fãs.

Poderão aqui descarregar Frogs.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

A to Z (MIA)


Ainda se recordam da colecção ultra rara The Vowels of the Earth que Steven Brown em tempos partilhou connosco (ver aqui)? Essa colecção chegou a estar À venda numa loja bem conhecida por valores absolutamente estapafúrdios (sinceramente, esperemos que ninguém tenha sido louco o suficiente para comprar). Entretanto, presumimos que com a partilha do jogo, deixou de ser considerado MIA, e baixou o valor de mercado.

Temos agora mais um jogo dessa editora vocacionada para software educativo para os mais novos. O jogo será de 1985 e não 1986, como está assinalado na Spectrum Computing.

Poderão aqui descarregar A to Z, cortesia de Steven Brown.

Crash (type-in)


No número 14 da Mini Micro's, já para final de 1985, o Pedro Tavares Silva, enviou um jogo original para a competição de type-ins, tendo ficado em segundo lugar.

Puro jogo de apostas, está bastante engraçado, mas o jogo tinha algumas imprecisões, que o Zé Oliveira prontamente corrigiu.

Deixamos aqui ambos os programas.

Gulp II (variante ZX81)


Gulp II foi lançado pela Campbell Systems em 1982. Entretanto, Steven Brown conseguiu recuperar a variante lançada pela Aackosoft, uma editora da qual, quer Steven, quer o Luís Rato, já partilharam connosco várias coisas.

O nome diz tudo, é Pac-Man em toda a sua glória a preto e branco.

Poderão aqui descarregar Gulp II.

domingo, 1 de dezembro de 2024

Quartet (MIA)


O segundo jogo do dia partilhado por Steven Brown é Quartet, e vem da mítica Vortex Software, uma das mais afamadas (e melhores, na nossa opinião), editoras para o ZX Spectrum.

Quartet, como o nome indica, é uma compilação com quatro jogos, e terá sido dos primeiros lançamentos da Vortex. Os jogos são todos bastante simples, enquadrando-se na categoria dos puzzles.

Poderão aqui descarregar Quartet.

Invasion Force (variante ZX81)


Graças a Steven Brown, vamos ter um Dezembro absolutamente memorável, com a partilha diária de MIAs ou versões / variantes ainda não preservadas (como neste caso), de jogos para o ZX81 e ZX Spectrum.

Começamos com Invasion Force, lançado pela Artic em 1982. O jogo já se encontrava preservado, mas esta variante é nova. E este jogo, que também teve uma versão para o ZX Spectrum, é absolutamente brilhante, como os irmãos Darling diriam.

Venham aqui descarregar Invasion Force, cortesia de Steven Brown, a quem desde já deixamos um agradecimento muito especial por tudo o que tem feito pelo Planeta Sinclair e pela comunidade.

CM: Os Jogos no Computador - 197

E lá está o ZX Spectrum de volta ao Correio da Manhã! Mas em anúncios de venda... A digitalização da edição de 25 de Abril de 1993 de "Os Jogos no Computador", produzida por Mário Moreira, está disponível neste link.

La Daga Oscura em Inglês


Depois de ter saído na língua de Cervantes, La Daga Oscura teve agora honras de lançamento versão Inglesa, com o nome The Dark Dagger. 

Tivemos o privilégio de ajudar EJVG a testar esta nova versão, e o que podemos dizer é que é fenomenal, trazendo à memória as belíssimas aventuras de Luís Peres, que tem andado um pouco desaparecido, mas a prometer novas surpresas para breve.

Se tiverem muita curiosidade em saber o que achámos de The Dark Dagger, basta estarem atentos ao próximo número da revista CAAD. Estará lá uma review completa.

Entretanto poderão vir aqui descarregar esta versão e dar uma pequena contribuição ao seu autor, que bem a merece.