terça-feira, 31 de dezembro de 2024
Halleys Comet Orrery (MIA)
E a última preservação do ano vai para um lançamento da Skysoft que também era desconhecido: Halleys Comet Orrery. O nome diz tudo, traça a trajectória do cometa Halley ano a ano, permitindo visualizar por onde ele anda, não nos vá cair em cima um desses dias.
O programa foi-nos enviado por Steven Brown, que já nos prometeu mais coisas para o próximo ano. Foi um mês completamente alucinante.
Poderão aqui descarregar Halleys Comet Orrery.
Athlete's Foot (ZX81 MIA)
Para último dia do ano, temos mais uma verdadeira raridade para o ZX81 que nos foi enviada por Steven Brown: Athlete's Foot.
Tanto o jogo, como o programador, eram desconhecidos da comunidade. No entanto, a Byteware até tem dois lançamentos para o ZX Spectrum. Será que estamos a falar da mesma editora? Caso o programador nos esteja a ver, talvez nos consiga esclarecer.
Poderão aqui descarregar este interessante jogo para o ZX81.
Puzzles (2024) - Quebra-cabeças para exercitar os miolos.
Aqui está o último programa português do ano 2024. Trata-se de uma colectânea de Puzzles - ideal para os avós mostrarem o ZX Spectrum aos netos.
O programa inclui oito quebra-cabeças. Apenas um deles tem limite de tempo - os outros permitem pensar calmamente.
Para correr online, clicar AQUI.
Para fazer download, clicar AQUI.
Esta série Puzzles da Zarsoft começou em 1984, tal como podem ver AQUI.
A partir daí a série continuou em mainframes e depois em MS/DOS. Recentemente, houve uma continuação durante os concursos BASIC Apascalado. E, agora, a série termina onde começou: no ZX Spectrum.
Quem quiser experimentar as versões para MS/DOS poderá fazê-lo AQUI.
Nesta tape temos:
Menu - O menu foi escrito em BASIC Apascalado interpretado. Todas as outras partes foram escritas em BASIC Apascalado compilado.
Introdução - Pequena animação.
1 - River Crossing - Este puzzle foi incluído logo na versão ZX Spectrum de 1984, depois houve a versão mainframe, a versão MS/DOS, depois foi compilado para o ZX Spectrum no concurso BASIC Apascalado e, surge agora nesta colectânea.
2 - The Towers of Hanoi - Este puzzle foi incluído logo na versão ZX Spectrum de 1984, depois houve a versão mainframe, a versão MS/DOS, depois foi compilado para o ZX Spectrum no concurso BASIC Apascalado e, surge agora nesta colectânea.
3 - The Longest Bridge - Este puzzle foi sugerido por David Magalhães e é apresentado aqui pela primeira vez.
4 - Fair Shares - Este puzzle foi incluído logo na versão ZX Spectrum de 1984, depois houve a versão mainframe, a versão MS/DOS, depois foi compilado para o ZX Spectrum no concurso BASIC Apascalado e, surge agora nesta colectânea.
5 - The Attack of the Queens - Este puzzle começou a sua história num mainframe, depois a versão MS/DOS e, agora, é incluído aqui pela primeira vez no ZX Spectrum.
6 - 15 - Este puzzle começou a sua história no ZX81 (ver AQUI), depois foi reescrito e compilado no concurso BASIC Apascalado e, agora, é incluído numa colectânea Puzzles pela primeira vez.
7 - Solitaire - Este puzzle começou a sua história no MS/DOS e surge agora compilado para o ZX Spectrum pela primeira vez.
8 - Klotski - Este puzzle começou a sua história num mainframe, depois teve a versão MS/DOS, depois foi compilado no concurso BASIC Apascalado e, agora, é incluído nesta colectânea.
segunda-feira, 30 de dezembro de 2024
ZX Spectrum Astronomy (MIA)
Temos hoje mais um espectacular lançamento da Eclispse Software. Desta vez é a digitação de todos os programas que fazem parte do livro lançado pela Sunshine Books em 1984, com o mesmo nome. Curiosamente, nas notas da Spectrum Computing relativamente ao livro, é referido o seguinte: All the programs from the book ZX Spectrum Astronomy: Discover the Heavens on Your Computer. Not actually sold as a compilation tape, but all programs kindly typed in and combined by a visitor.
A realidade é que esta informação não está correcta, pois existe mesmo a cassete com todos os programas que fazem parte do livro. São dois lados da cassete, incluindo um menu inicial onde em cada programa, se pode escolher o sub-programa. E esses são imensos...
Podem vir aqui descarregar ZX Spectrum Astronomy, mais uma pérola encontrada por Steven Brown.
Caravana (type-in)
Já o tínhamos referido, os type-ins da Mini Micro's estavam a subir exponencialmente em qualidade, e foi uma pena que a revista apenas durasse mais dois números, além do 16, onde saiu Caravana.
O jogo é um exercício muito engraçado de tiro ao alvo e vale a pena experimentar. Foi desenvolvido pelo Carlos Tavares Silva e ganhou o segundo lugar da competição de type-ins.
Poderão aqui descarregar o programa. Quem conseguirá bater o último nível? Nós conseguimos...
Battleships (ZX81 MIA)
Battleships, lançado pela JRS Software em 1982, já se encontrava preservado algures. No entanto, ainda não estava na Spectrum Computing. Além disso, Steven Brown enviou-nos também a digitalização da cassete. Quanto ao jogo, é o popular jogo de tabuleiro Batalha Naval.
Poderão aqui descarregar Battleships.
domingo, 29 de dezembro de 2024
Space Art
Os lançamentos da Eclipse Software não nos cansam de surpreender. E embora Space Art já estivesse preservado, a capa ainda não o estava.
Tal como o nome indica, o programa apresenta alguns ecrãs de belo efeito. Poderão aqui vir agora descarregar o lançamento completo, cortesia de Steven Brown.
Skynet: Road to 1984
Já faz mais de um ano que Hicks lançou aquele que para muitos é a sua obra prima, Haoken. Aliás, o jogo foi uma das grandes surpresas do GOTY 2023, vencendo a categoria "Arcade" e obtendo um honroso oitavo lugar na categoria maior, o "GOTY".
Pois agora temos o seu novo jogo, com honras de directo no programa de El Spectrumero, Javi Ortiz (vejam aqui o programa, está neste momento a rodar e assim assistem em primeira mão às primeiras imagens e vídeos de Skynet). Estando nós de férias fora de casa, e ainda por cima ao mesmo tempo do clássico Sporting - Benfica, não nos é possível ver o directo ao vivo (deixaremos isso para outras núpcias). Também não teremos possibilidade de para já experimentar o seu novo jogo, mas não queríamos deixar de dar esta notícia.
O jogo é passado num futuro não muito próximo e recria a batalha entre humanos e máquinas, um tema cada vez mais actual, até por causa dos avanços da IA (pessoalmente, preocupa-me muito mais as batalhas entre humanos e humanos). Mas avançando, a história vai buscar a sua inspiração a Terminator, um dos mais bem sucedidos filmes de sempre. Cabe então a nós infiltrarmo-nos na base Skynet, mandar uma pessoa para o passado (1984,pois claro, Orwell sempre presente), mas antes tendo que se encontrar os nove chips que permitem colocar a máquina do tempo a funcionar.
Assim, quem quiser descarregar Skynet: Road to 1984, apenas tem que vir aqui à página de Hicks e procurar a página correspondente (durante a noite de hoje ficará disponível). Também já sabem, uma pequena doação ao programador será sempre uma ajuda e motivação para que possamos vir a ter mais trabalhos como este.
Finalmente, não sabemos se até dia 31 ainda irão sair mais jogos (se nos escapar e não os anunciarmos, desde já as nossas desculpas), de qualquer forma, desejamos um feliz Ano Novo a todos os nossos leitores e muita jogatana!
Grand Prix & Golf (ZX81)
Steven Brown enviou-nos o conteúdo de dois lados de uma cassete, contendo aquilo que nos parecem ser dois type-ins para o ZX81. A capa parece muito artesanal, pelo que temos algumas dúvidas que seja algo que tenha estado no mercado. De qualquer forma, quer sejam type-ins ou jogos que tenham sido comercializados oficialmente, encontram-se agora recuperados.
Poderão aqui descarregar Grand Prix & Golf.
JND: Micromania (P&B) - 01
MojiZX
Embora estejamos fora de férias, ainda dá para ir espreitando o que de novo vai saindo na cena ZX. E temos agora um novo shoot'em'up, muito básico, mas frenético, para quem tem dedo leve no gatilho.
O objectivo é apenas um: apanhar os cristais e eliminar ou evitar os inimigos pelo maior período de tempo possível. Mas o final é sempre inevitável. Além disso, com uma vida apenas, cada jogo não dura muito tempo.
Poderão vir aqui descarregar o jogo.
sábado, 28 de dezembro de 2024
The Cosmos (MIA)
Depois de Rotating Starsphere, temos hoje mais um extraordinário lançamento da Eclipse Software: Cosmos.
Não fazemos ideia como Steven Brown consegue ter acesso a estas verdadeiras raridades, no entanto, o tema da Astronomia é um de que particularmente gostamos, e vamos ver estes programas com toda a atenção nos próximos tempos.
Poderão aqui descarregar The Cosmos, programa lançado em 1985 e até hoje dado como perdido. O programa é fantástico, vale mesmo a pena explorar. Não se esqueçam que a seguir à intro tem mais um ficheiro de dados.
sexta-feira, 27 de dezembro de 2024
Rotating Starsphere (MIA)
Ora aqui está um programa que gostamos particularmente: Rotating Starsphere. Este utilitário, lançado pela Eclipse Software em 1985, e até agora dado como perdido, traça o mapa do Céu, permitindo inúmeras opções muito interessantes. Na altura em que foi lançado, sem dúvida que merecia ter tido mais divulgação. Quanto à editora, não a conhecíamos e pelo que estivemos a ver, tem trabalhos e jogos muito apetitosos...
Poderão aqui descarregar mais esta joia enviada por Steven Brown.
Morse Decoder (ZX81 MIA)
Com tantos programas relacionados com o radioamadorismo e o código Morse, não é de admirar que também Steven Brown tenha um do género na sua arrecadação. Enviou-nos assim Morse Decoder, para o ZX81, e é revelador do interesse que esta temática tinha nos anos 80.
Poderão aqui descarregar Morse Decoder.
quinta-feira, 26 de dezembro de 2024
Timetrap (MIA)
Já estavam a estranhar não termos material por ai perdido para os aventureiros, não era. Pois hoje foi dia deles, primeiro The Oracle's Cave para o ZX81, agora uma aventura de texto que nem sequer estava referenciada.
Timetrap foi escrito por Ken Woods e tem um aspecto muito artesanal. Foi utilizado o The Quill e há por ai muitos fãs deste parser. Suspeitamos que Gareth Pitchford irá gostar particularmente desta preservação.
Poderão vir aqui descarregar Timetrap. Conseguem adivinhar quem nos enviou o jogo? Pois, foi Steven Brown, que já foi nomeado cidadão honorário de Planeta Sinclair...
The Oracle's Cave (ZX81)
The Oracle's Cave, versão para o ZX81 já estava preservada em algumas páginas. No entanto, ainda não estava na Spectrum Computing e, por isso, muita gente pode não se ter sequer apercebido do jogo. E vale muito a pena, pois é das melhores aventuras para o ZX81.
Venham aqui descarregar The Oracle's Cave, cortesia de Steven Brown.
quarta-feira, 25 de dezembro de 2024
Heartlight
O dia de Natal não poderia terminar sem termos mais uma surpresa. Desta vez vem de Rafal Miazga, que nos traz um jogo inspirado em Boulder Dash. E é um género que gostamos à brava, não sabemos é onde vamos arranjar tempo para jogar tudo o que saiu nestes últimos dias.
Heartlight tem uma música muito agradável, quebra-cabeças estimulantes, apenas os controles são um pouco sensíveis de mais, mas isso também faz parte do jogo, trazendo um elemento de perícia a quem tenta atingir a porta de saída.
Segundo o programador, os primeiros níveis são muito fáceis. Mas tentem passar o segundo nível à primeira, para ver se conseguem. O que vale é que existe um sistema de códigos para evitar repetir-se os mesmos níveis.
Venham aqui descarregar Heartlight, é gratuito, é muito bom, e é mais uma bela prenda de Natal...
Star Firebirds
Star Firiebirds é um interessante shoot'em'up há muito preservado. No entanto, apenas a versão lançada pela Firebirds estava preservada, faltando a versão original lançada pela Insight Software. Mas não há nada que Steven Brown não tenha na sua arrecadação, e enviou-nos assim a versão original, incluindo a capa. é dia de Natal, mas sabe sempre bem mandar abaixo umas naves alienígenas.
Poderão aqui descarregar Star Firebirds.
Namtir Raiders
Namtir Raiders foi um dos primeiros jogos desenvolvidos pelo célebre Jon Ritman (de Match Day) e o jogo até já se encontrava preservado. No entanto, faltava o material adicional, nomeadamente a capa e as instruções. Pois agora, graças a Steven Brown, temos também acesso a elas.
Poderão aqui descarregar este lançamento completo.
Santa's Factory
O pessoal da Red Zebra, cujo lindíssimo Hafoc Tor ainda roda por aqui, tem uma pequena brincadeira de Natal preparada para a comunidade. É um daqueles mini-jogos que estávamos habituados a ter por esta altura, quando a Woot! era lançada. Não houve o magazine informático, mas os jogos não faltaram...
Em breve na Spectrum Computing!
Deep Zone (MIA)
Deep Zone, apesar de ser obscuro e raríssimo, há muito tempo que aguardávamos que aparecesse por ai. Vimos o jogo ser vendido no Ebay por valores proibitivos, mas sempre tivemos esperança que quem o tivesse adquirido, o iria preservar e partilhar com a comunidade. E isso aconteceu!!!!
O jogo foi desenvolvido por Francisco Lopez em 1988, e lançado pela Azimut Soft. E como é habitual nos jogos Espanhóis, é dificílimo, a fazer parecer Abu Simbel brincadeira de meninos. Vá lá, não vamos a tanto, mas que é um desafio para os jogadores mais hardcore, isso vão poder sentir na pele. De qualquer forma, não temos dúvidas que alguém da comunidade o irá rapidamente terminar, sem batotas, claro.
Deep Zone teve honras de apresentação num canal que não conhecíamos, TheRealPatete (ver aqui), que em directo mostrou um pouco do mundo subaquático onde tudo se passa. A certa altura usou pokes, para que se conseguisse chegar ao fim e ver os bonitos gráficos deste jogo. É um típico platformer, no qual deambulamos por um labirinto de salas, recolhendo objectos e tentando eliminar ou evitar, em alguns caso, os muitos seres que povoam as profundidades. Merecia, sem dúvida alguma, ter tido maior projecção na altura (consta que apenas foram vendidas meia dúzia de cópias).
O nosso enorme agradecimento a esta equipa Espanhola (RetroLEL), por esta belíssima preservação, e ainda mais por o ter partilhado connosco. Esta equipa ainda anda à procura de alguns jogos, não só para o ZX Spectrum. Caso tenham algum desses MIAs em vossa posse, façam favor de ajudar estes nossos amigos.
Venham aqui descarregar Deep Zone. É uma prenda de Natal desejada por muitos...
Golf Dash
Bob Fossil já andava silencioso há algum tempo. Mas agora, com a ajuda de Equinox no ecrã de carregamento, partilhou com a comunidade uma pequena brincadeira Natalícia.
O objectivo é conseguir colocar a bola de golfe no buraco, no mais curto espaço de tempo. Mas tem um problema, não é possível parar a bola assim que se dá a tacada. Apenas as paredes a param, pelo que tem que se planear muito bem o caminho para se acertar no buraco e não se ficar encalhado.
O jogo inclui ainda uma tabela de melhores tempos para cada um dos 33 buracos, divididos por três campos, e um editor, que permite construirmos os nossos próprios campos.
Poderão aqui descarregar este agradável jogo. E já que falamos em Equinox, que tal experimentarem Rockfall 3?
terça-feira, 24 de dezembro de 2024
XMAS 2024
Noite de consoada, é a altura ideal para disponibilizarmos este pequeno programa que o Zé Oliveira partilhou connosco. Sim, o Zé nunca se esquece de Planeta Sinclair e da comunidade nestas alturas festivas (e nas outras também não), e oferece-nos sempre estas surpresas.
Desejamos assim um Feliz Natal a todos os nossos leitores (e ao Zé e à sua família, claro), e convidamo-vos a verem este pequeno cartão de Natal acompanhado do Silent Night.
podem correr online o programa aqui. Se preferirem, podem aqui descarregá-lo.
Grand Prix Riders (MIA)
Bem tínhamos avisado ao início do dia, hoje iríamos dar-vos muito material para se entreterem na consoada, no dia de Natal e até nos próximos dias, quer estejam sozinhos, quer estejam com a família ou amigos.
Temos agora mais um verdadeiro achado: Grand Prix Riders. Este jogo, lançado pela Vinsoft em 1989, ainda estava dado como perdido. Pois agora Steven Brown encontrou-o!
O desafio é vencermos o campeonato de motociclismo. Para isso temos que fazer a gestão da equipa, muito à semelhança de jogos como Endurance ou Boxing Maneger, este último com uma temática diferente. Ainda não explorámos totalmente o jogo, mas tem muito bom aspecto...
Venham aqui descarregar Grand Prix Managers. Desejamos um Feliz Natal a Steven Brown e a todos nossos colaboradores e leitores.
Double Tennis
Nome: Double Tennis
Editora: Team Siglo XXI
Autor: Víctor Morilla
Ano de lançamento: 2024
Género: Simulador
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48K
Número de jogadores: 2
Descarga: Aqui
A Team Siglo XXI está de regresso, e só não é uma completa surpresa este novo lançamento, porque já o tínhamos referido há algum tempo em Planeta Sinclair (ver aqui). De qualquer forma, este é daqueles jogos que não esperávamos ver alguma vez recuperados e a dar origem a uma nova versão para o ZX Spectrum. Em boa hora isso aconteceu, até porque corrige alguns dos problemas da versão de 1990, nomeadamente ao nível da jogabilidade. De resto, podem consultar aqui a entrevista com o seu autor, Victo Morilla, onde é desvendada a história deste jogo e muito mais.
O que desde logo salta à vista em Double Tennis é a infinidade de opções e o seu realismo. De resto, este é mesmo o seu ponto mais forte, pois não só é possível jogar com (ou contra) os grandes jogadores de final dos anos 80, com o grande Ivan Lendl à cabeça, os Grand Slam (Wimbledon, Roland-Garros, EUA e Austrália), e até a Taça Davis, neste caso estando ao serviço do nosso país. E podemos jogar em singles, em pares (a mais divertida de todas as variantes), com ou contra o computador, ou na companhia de um humano. Além disso, é possível escolher o tipo de piso (relva, argila / terra batida ou cimento / piso duro), cada um deles com um comportamento diferente na bola, e a côr do terreno e até do border, podendo ser configurado à nossa medida, ou então usar as definições por defeito, isto é respeitando as características de cada torneio. Como podem ver, é inacreditável o número de variantes que o jogo tem, constituindo divertimento para muito, muito tempo.
Se ao nível das opções estamos falados, como se porta Double Tennis no terreno de jogo? Vamos ser sinceros, quando experimentámos a versão de 1990 há muito tempo, não nos cativou por ai além. Não que achássemos o jogo fraco, muito pelo contrário, mas porque não era fácil entrar num desafio e começar a dar alguma luta, respondendo às bolas do adversário, quanto mais ganhar pontos. Mas agora, ao testarmos esta nova versão, talvez porque também a jogabilidade efectivamente sofreu algumas melhorias, conseguimos ao final de algum tempo começar a dar luta e até a ganhar alguns sets. Para já ainda não conseguimos vencer nenhum torneio, até porque à medida que vamos passando os adversários, o nível destes vai subindo, e a estratégia que usámos para vencer o adversário anterior, não irá servir para o novo.
Claro que podemos tentar facilitar a missão, escolhendo o nível mais fácil (apenas para as partidas particulares), assim como a velocidade da bola. Aconselha-se de todo a começar com a velocidade mais lenta, só quando começarmos a dominar a forma de bater a bola e a posição ideal do nosso jogador para a rebater, é que nos podemos atrever a mudar para uma velocidade mais rápida. Doutra forma iremos andar literalmente aos papéis e a levar cabazadas de todo o tamanho.
Talvez o aspecto mais difícil do jogo, com excepção de encontrar a posição que permite rebater a bola, seja dominar os vários tipos de golpes possíveis. Senão vejamos aqueles que temos à disposição: drop shots, volleys, lobs e smashes. Percebermos o momento certo para aplicar determinado golpe, é a forma mais rápida de se conseguir ganhar o ponto. Assim, se no momento de batermos na bola, pressionarmos a tecla de direção no sentido da rede, faremos um serviço forte e que permite desde logo ganhar alguma vantagem face ao adversário (mas a probabilidade de falhar o golpe também é maior). Para se fazer um Drive / Backhand, temos que acertar na bola quando esta estiver perto do jogador. Se estivermos a mover-nos em direção à rede nesse momento, daremos um golpe forte. Se estivermos a afastar-nos da rede, faremos um drop shot ou um lob, dependendo se estamos mais perto ou mais longe da mesma. Por fim, é possível fazer um smash, quando o nosso adversário fizer um balão. É altamente eficaz, mas de grande dificuldade técnica (a trazer à memória os smashes em Konami Ping Pong).
Com tanto golpe possível, os primeiros desafios estão condenados ao insucesso. Só começamos a usufruir verdadeiramente deste jogo quando começarmos a dominar os vários parâmetros dos golpes e da posição do jogador no terreno. E quando isso acontece (talvez ao final de meia hora a apanhar papéis), o jogo começa a entranhar e começamos a tirar todo o partido dele. Nesta altura, quem gosta do género, seguramente estará já viciado em Double Tennis.
Outros pontos que gostámos particularmente em Double Tennis, e no qual ganha pontos (sets) a quase toda a concorrência, são as animações e os gráficos, mais uma vez bastante realistas. Não é por acaso que temos o grande artista gráfico Borrocop a dar apoio nessa vertente, sendo sempre garantia de jogos muito atractivos graficamente. Além disso, graças a este nosso amigo, temos a possibilidade de o jogo estar traduzido para Português. Foi uma honra para nós tratar desta parte.
Assim, será que Double Tennis consegue destronar Match Point do pódio? Não nos atrevemos a dizer tanto, mas fica lá perto, e isso já é dizer muito deste jogo. Foi de facto uma pena Double Tennis não ter sido lançado oficialmente em 1990, pois estamos seguros que teria sido sucesso garantido, mesmo sabendo que as vendas de jogos nesse período já estavam a decair fortemente e as editoras em fase de desinvestimento no ZX Spectrum e a passar para os 16 bits. Talvez por isso nunca tenha tido a oportunidade que merecia, mas ainda vai muito a tempo. Experimentem...