sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Footballer of the Year


Nome: Footballer of the Year
Editora: Gremlin Graphics Software
Autor: Greg A. Holmes, Peter M. Harrap, Chris Kerry, Steve Kerry
Ano de lançamento: 1986
Género: Simulador
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Interface Two
Número de jogadores: 1

De vez em quando aparecem jogos como este Footballer of the Year. Programas com uma série de erros óbvios (tão óbvios que dá ideia de que foi feito à pressa), com pouca ou nenhuma diversidade, mas que nos dão um gozo danado e que dificilmente o largamos. E já agora, este jogo seguramente também serviu de inspiração para ZX Striker, do português Valdir, e que já aqui foi analisado.

O objectivo é apenas um: ganhar o galardão de jogador do ano. Para que isso aconteça, temos que marcar golos, muitos golos. E para que se possa marcar golos, temos que ir comprando as fichas que dão direito a tentarmos meter a bola na baliza.

Começamos o jogo seleccionando o clube onde queremos jogar, a nossa nacionalidade (importante, pois também participamos em jogos internacionais quando formos seleccionados, e a divisão onde queremos jogar. Podemos escolher da quarta divisão inglesa, até à primeira, mas poderemos também optar por uma super liga. E aqui começam os erros básicos. O nosso país está representado apenas por dois clubes, o Benifica (???) e o Lisbon (???). Presume-se que queiram dizer Benfica e Sporting, mas para quem se propõe a criar um jogo de futebol, deveria pelo menos estudar um pouco melhor o assunto.

Depois de todas as configurações base definidas, temos acesso a um menu inicial, onde poderemos ver o nosso nível, a nossa classificação (mais um erro de programação, pois a classificação é feita de forma quase errática), comprar a nossa transferência para outro clube (e por vezes somos transferidos sem que possamos sequer recusar, mesmo que seja para um escalão inferior), aceder a uma espécie de lotaria que nos pode dar ou retirar mais dinheiro e fichas de jogo e, finalmente, aceder à partida.


Para acedermos à partida temos que ter fichas de jogo disponíveis. Tendo-as, poderemos então escolher participar (ou não). E fazemo-lo com base na importância do jogo, mas também no número de oportunidades que teremos para marcar golo, que varia entre 1 e 3. Ao início aconselha-se apenas a escolher partidas que confiram pelo menos duas oportunidades de golo.

Ao entrarmos numa partida, esta começa logo com uma situação de remate à baliza (pode também ser um penalti). Teremos que muito rapidamente posicionar a bola e fazer o remate, tentando que o guarda-redes não a segure. Só marcando golos ajudamos o nosso clube a subir de divisão e a aumentarmos o nosso nível, que nos possibilitará mais à frente, quando estivermos nas primeiras divisões, concorrer ao galardão de futebolista do ano.

Assim, o jogo pouco mais tem do que isto que aqui referimos. A diversidade é muito pouca e rapidamente entramos no esquema da marcação de golos. Mas mais dificilmente o largamos, pois Footballer of the Year é simplesmente aditivo e viciante.

Sem comentários:

Enviar um comentário