terça-feira, 23 de agosto de 2016

Phantomas 2


Nome: Phantomas 2 (Vampire)
Editora: Dinamic Software
Autor: Emilio Pablo Salgueiro Torrado, Santiago Morga B., Snatcho
Ano de lançamento: 1986
Género:Plataformas
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Interface Two
Número de jogadores: 1

Phantomas 2, ou Vampire, nome como foi rebaptizado para o mercado britânico, é mais um típico jogo de plataformas espanhol, à la Profanation, com um grau de dificuldade elevadíssimo, tal como era apanágio da Dinamic. Aliás, este é mesmo o maior defeito que lhe apontamos (e aos jogos da Dinamic em geral), pois o grau de dificuldade extremo afastava muitos potenciais compradores.

Em Phantomas 2, e ao contrário da primeira aventura da série, em que tínhamos que entrar na mansão de um milionário e roubar os seus tesouros, a acção desenrola-se no castelo do Conde Dracula, a quem teremos que destruir. Para isso teremos que encontrar as 5 chaves que se encontram escondidas no labiríntico castelo, abrindo as 5 fechaduras respectivas. Mas existem ainda outras pequenas tarefas que teremos que executar, como activar certas alavancas que permitem abrir as portas mágicas, bem como apanhar os 3 objectos que nos permitem matar o Conde Dracula.


O problema é que o castelo está infestado de inimigos e armadilhas, que vão-nos retirando constantemente energia. E nem o facto de podermos ir repondo as nossas vidas (encontra-se comida em abundância), facilitam a missão. Um timing perfeito nos saltos, que permita fazer-nos desviar dos inimigos e obstáculos, e uma capacidade de reacção muito grande, são elementos fundamentais se queremos levar a tarefa a bom termo. Por outro lado, a sequência final, onde supostamente matamos o Dracula, além de não ter nada a ver com o resto do jogo, é fraca e inútil.


De resto, Phantomas 2 encontra-se bem implementado. Os gráficos são agradáveis, com cenários bem desenhados, o som não é nada de especial, mas para o efeito cumpre, e no geral consegue divertir-nos durante umas boas horas. Pena, lá está, a tarefa ser tão difícil, o que vai afastar muita boa gente de um jogo que até é interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário