domingo, 5 de agosto de 2018

Testemunho de um leitor que recebeu a Vega +

Um leito amigo brasileiro, Ronivon Costa, recebeu a consola Vega + e mandou-nos o seu testemunho, o que desde já agradecemos (assim como as fotografias). Deixamos aqui as suas impressões, e que no fundo validam tudo aquilo que havíamos dito.

Embalagem:

Pela foto vê-se que não houve cuidado em embalar o produto. Ffoi simplesmente colocado numa caixa sem qualquer bolhas de protecção. O produto veio solto, sujeito aos impactos causados pela movimentação da caixa. A despeito desse fato, o aparelho não sofreu danos externos aparentes, embora não seja possível avaliar as condições internas.


Aparência:

No geral, é um bonito aparelho, embora não represente exactamente o que vemos nas fotografias do projecto no Indiegogo. Tem o peso agradável, que dá ao aparelho a impressão de boa qualidade. Por outro lado, o aspecto visual deixa a desejar, tem muito jeito de consola chinesa. O acabamento não é mau, os encaixes são justos, mas o acrílico que protege o LCD tem aparência de improviso, como se algo não tenha sido correctamente projectado nesta parte do aparelho. O nome do aparelho não é bem visível (Vega +) e a marca Sinclair, na parte inferior do LCD também é de difícil visibilidade. Á área dos controles mantém a mesma textura do resto da consola, quando o projecto na verdade previa uma textura gloss, que seria muito mais agradável.



Documentação

Não veio sequer um folheto com a descrição dos botões e sua finalidade. Como não fui usuário de Spectrum, tive dificuldade de entender a mecânica para iniciar os jogos. Procurei o manual do Vega + na internet, mas não encontrei. Consegui iniciar os poucos jogos que vieram com o consola por meio de tentativa e erro.

 
Controles e usabilidade

Os controles são de difícil usabilidade. A sensibilidade é muito má, é preciso colocar pressão nos botões para que os caracteres se movam na tela. Não há qualquer resposta ao pressionar os botões ou controles no DPAD, o que nos deixa inseguro se a consola detectou ou não a acção. Na verdade, é preciso fazer tanta pressão no DPAD que isso provavelmente vai tornar a consola impraticável para jogar mais do que uns 5 minutos.


Veredicto final

Não foi entregue o que compramos. O que vemos no site da campanha é um produto bonito, de aspecto profissional e moderno. O que foi entregue tem aparência de brinquedo de baixa qualidade, funcionalidade que deixa muito a desejar. Os controles DPAD parecem frágeis, exigem muita pressão para responderem, e provavelmente deverá deixar de funcionar se o aparelho tiver uso prolongado devido à sua mecânica e construção integrada.

2 comentários: