domingo, 30 de junho de 2019

Passatempo Pato Donald 1985

Os interesses da criançada nos anos 80 eram muito variados! Brincar na rua, ver desenhos animados e séries de televisão, ouvir rádio, e claro, ler banda desenhada! Talvez por isso, os inúmeros passatempos promovidos pelas TVs e jornais da época reflectiam esses gostos, e nos quais, muitas vezes, tinham como prémios principais: bicicletas, rádios portáteis ou micro-computadores. E claro, como não podia deixar de ser, o ZX Spectrum era, sem dúvida de sombras, um dos prémios mais cobiçados pela malta nova!

Quem não gostaria de ganhar um COMPUTADOR?

Não era incomum encontrar estes passatempos em revistas de banda desenhada, tanto nas revistas brasileiras importadas (com os seus concursos que ofereciam Videopacs), bem como nas revistas portuguesas da Disney. E foi do acervo pessoal de um dos colaboradores do Planeta Sinclair que encontramos uma revista a dar destaque a um desses concursos.

Anos 80: Popsi, rádios portáteis e os ZX Spectrum
Este "fabuloso passatempo", de 1985, dinamizado pela então Editora Morumbi (que publicava as revistas da Disney em português de Portugal), não era muito diferente de outros tantos. Os leitores teriam que desenhar um dos personagens da Disney e enviar o mesmo pelos CTT, para a sede da editora onde, eventualmente, seriam escolhidos ou sorteados!  

À esquerda, a página onde o leitor poderia dar azo ao seu talento de artista!

Como se pode ver pelas digitalizações que disponibilizamos, a lista de prémios incluía 10 ZX Spectrum! Infelizmente não temos as revistas com as listas de premiados! Será que algum dos nossos leitores participou neste passatempo (ou noutros similares) e quiçá, ganhou o tão cobiçado ZX?

8 comentários:

  1. Nesse tempo participava em alguns concursos e cheguei a ganhar uma telefonia das revistas Disney (acho que o concurso se denominava Cartela Milionária). Tinha que recortar o canto superior direito da revista. Essa telefonia infelizmente durou pouco tempo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que nem me lembro destes concursos. Foi uma surpresa quando o Filipe me mostrou estas coisas... :)

      Eliminar
    2. A cartela milionária, sim lembro-me! Ainda hoje encontro revistas sem esses cantos na capa! ;)

      Eliminar
  2. Na colecção Pato Donald, este concurso apareceu na capa dos números 104, 105 e 106.
    Podem ver aqui as capas:
    http://bazar0.com/?section=20070000001229

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho o número 12 da Heróis Disney que também tem este concurso

      Eliminar
    2. Eu tenho o 106 que é o exemplar que está nas imagens do post! :)

      Eliminar
  3. Anónimo3/7/22 12:27

    Já não apanhei esse concurso. Mas também tive o spectrum em 1983

    ResponderEliminar
  4. só tive a partir de 85, mas recordo-me dos anúncios

    ResponderEliminar