sábado, 5 de dezembro de 2020

Devlog #02 - Um museu que virou jogo

O protagonista

Na semana passada foi iniciado um devlog com o objectivo de acompanhar o projecto de um jogo com ligação ao Museu LOAD ZX Spectrum. Sendo o responsável pela programação, referi de forma bastante resumida, como surgiu a base técnica do jogo e quais foram os seus antecessores (Varina e Cadê os Artigos). Também apresentei um rascunho com um dos cenários de jogo, a entrada da escola onde o museu está sediado! Aconselho a leitura do primeiro post que está acessível aqui.

Todo jogo tem o seu protagonista! A definição deste elemento fundamental foi bastante simples: o João Ramos, sendo a força motriz do museu, só poderia ser a escolha óbvia! E daí tornou-se fácil imaginar numa narrativa para o jogo. Como curador do Museu, o João precisa garantir que este esteja em condições de abrir aos impacientes visitantes! Quais desafios terá de enfrentar, isso será tema para futuras postagens!

Com o personagem definido, comecei por desenhar alguns sprites para acções como caminhada, salto ou queda, em função do que permite a base de código J80 (da qual falei no devlog #01). A imagem que ilustra este post apresenta alguns destes sprites que farão parte do jogo (não necessariamente nesta forma actual).

O próximo passo será inserir estes sprites no J80 para ver o João a passear-se pelo cenário! Entretanto quero referir que houve uma excelente aceitação deste projecto pela comunidade portuguesa!

Para a semana haverá mais novidades!

Sem comentários:

Enviar um comentário