domingo, 27 de dezembro de 2020

Landry: Aeri e Colunas (ZX81 MIA's)


A Landry, empresa fundada pelo Eng.º Carlos Manuel Maia Nogueira, foi responsável pela grande implantação dos computadores da marca Sinclair em Portugal. Começou por trazer o ZX81 para o nosso país e efetuou uma parceria com a LOG para a distribuição de software para esse computador. Não é assim de estranhar que muitas das cassetes com programas da LOG, ao invés de trazerem a habitual lombada com o seu símbolo, utilizassem o símbolo da Landry. Foi também responsável pela tradução dos manuais do ZX Spectrum que acompanhavam os computadores que nos primeiros tempos eram vendidos no nosso país, além da publicação de inúmeros manuais técnicos e de programação.

Embora a Landry não se tenha especializado no lançamento de software próprio, conhece-se pelo menos dois programas originais lançados para o ZX81 e que mais tarde deram origem a versões para o ZX Spectrum. Assim, em 1982, António Ferreira e José Colarejo desenvolveram dois programas técnicos para o ZX81: AERI (Análise de Estruturas Recticuladas Isostáticas) e Colunas (Dimensionamento de Colunas Montantes em Edifícios). 

O primeiro deles, AERI, determina as reações dos apoios, esforços normais nas barras e deslocamento dos nós, assim como o comprimento das barras de estruturas reticuladas. Quanto a Colunas, calcula as secções relativamente ao aquecimento, assim como a determinação das quedas de tensão em colunas montantes de edifícios. Ambos encontram-se agora preservados digitalmente, bem como os extensos manuais que o acompanham. 

Os programas para o ZX81 são compostos por três ficheiros, sendo o primeiro um índice da cassete, seguido dos programas com e sem impressão, ou seja, permitindo, ou não, o uso de impressoras.

Ainda em 1983, já depois do lançamento do ZX Spectrum em Portugal, foram desenvolvidas versões de AERI e Colunas para este computador.

Poderão aqui descarregar AERI (versão ZX81 e ZX Spectrum) e Colunas (versão ZX81), estando em falta a versão para o ZX Spectrum deste último.

2 comentários:

  1. Anónimo6/1/21 01:38

    A cassete (quando original) mais cara em Portugal. Enquanto uma cassete pirata custava em média 200 escudos, esta custava contos. 3 contos? 6 contos? Algo assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O preço destas variava entre os 1.600$00 e os 2.000$00

      Eliminar