segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Devlog #03 - Um museu que virou jogo

O devlog atrasou um pouquinho por razões pessoais, mas o trabalho no jogo do Museu LOAD ZX Spectrum não parou. No devlog #02 introduzi alguns sprites que iriam compôr as sequências de animação do personagem principal. Hoje apresento um vídeo com o nosso João (o curador do museu) a passear-se alegremente pelo cenário, sendo controlado por mim através do teclado.

Podemos ver as animações de andamento, salto, escalada e queda, sem que o personagem corrompa o fundo. São várias as técnicas aplicadas, desde uso de sprite masking para fundir a parte transparente do personagem com o cenário, até ao "double-buffering" que uso para compôr a cena antes de a desenhar. Em futuras postagens irei abordar estes pontos, por enquanto deixo um vídeo do protótipo em funcionamento.

Para se entender o contexto deste jogo, recomendo a leitura do devlog #01.

Clique na imagem para ver o vídeo!

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