sexta-feira, 16 de julho de 2021

Yopparai Sarariiman


Nome: Yopparai Sarariiman
Editora: NA
Autor: Furillo Productions
Ano de lançamento: 2021
Género: Plataformas
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston / Sinclair
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

É bem sabido: IADVD & Molomazo, a dupla responsável pela Furillo Productions, gostam sempre de inovar nos seus trabalhos. E mesmo quando criam algo mais estandardizado, como é o caso de Yopparai Sarariiman, incluem nuances muito características, distintivas de toda a concorrência. Neste caso, será talvez o primeiro jogo, ou pelo menos o primeiro em muitos anos, que é apresentado em japonês, isto é, utilizando as sílabas Hiragana, dado que ambos os programadores têm presentemente grande ligação com o Japão. Mas vamos então à história.

1980年、東京 歌舞伎町。
ある夜明けネオン街の路上で、サラリーマン市川さんは目覚める。
いつもの「ちょっと一杯だけ」の誘いに軽く付き合う予定が、気持ち良くなって、ついつい長居をしてしまったようだ。
待っている妻のもとへ帰宅を急ぐが、始発電車はまだなく、方法はタクシーか徒歩しかない。道中にはクレイジーな目覚まし時計や信号、怒った相撲取り、猛毒のフグそして居酒屋があり次々行く手を阻む。
また、帰路では、ある酒全てを飲み干し、公衆電話があれば、最愛の妻に心配かけないでと伝えるため電話しなければならない。
手土産の寿司折りを片手に、無事に自宅に辿り着けるのか?

Entenderam? Ainda pensámos duas vezes se deveríamos fazer a review utilizando este alfabeto, mas não vamos ser mauzinhos e vamos fazer em bom Português...


A acção é então passada em Tóquio, em 1980. Ichikawa-san, depois de uma noite de arromba em Kabukicho com o seu chefe, acorda ao amanhecer atordoado, deitado no meio da rua, sem saber sequer o que se passou. A sua mulher já deve estar furibunda, mas não há comboios e tem agora que regressar rapidamente para casa, seja a pé, seja de táxi. No entanto os caminhos são muito mal frequentados, pelo menos aquela hora imprópria. Lutadores de Sumo mal-humorados, relógios em fuga, semáforos malucos e peixes-fugu venenosos bloqueiam o caminho, tentando detê-lo. Para conseguir chegar são e salvo a casa, tem que beber o máximo de saquê que puder, ligar para a esposa de todas as cabine telefónicas disponíveis na cidade (para que ela espere pacientemente pela sua chegada). Além disso, e dado que se portou muito mal, tem que pelo menos conseguir regressar com uma peça de sushi para ela. Estas representam o número de vidas, e quando se esgotam, o jogo termina.

A base utilizada para o jogo é bastante familiar. É usado o popular MK1 (neste caso utilizando a extensão que a dupla programadora desenvolveu para alojar os símbolos Hiragana), e a mecânica desde logo traz à memória a saga Rade Blunner, assim como a bem-humorada adaptação The Hoarder. De facto, quem experimentou os referidos jogos, imediatamente se vai sentir em casa. Não só é necessário recolher-se todos os objectos que se encontram pelo caminho, mas também aplicar um valente pontapé nos inimigos, ou seja, cair-lhes em cima. Dominar esta vertente do salto é fundamental para se conseguir avançar, não só para que possamos eliminar os adversários, sem sermos nós a ficar encostados às cordas, mas também para conseguirmos aterrar nas muitas plataformas e táxis, que mais não são que plataformas móveis, e que povoam Tóquio (pelo menos nos anos 80 assim acontecia).


Os cenários, além de estarem muito bem imaginados, estão bastante preenchidos, e isto revela-se uma dificuldade extra. Nem sempre é perfeitamente percetível por onde podemos andar (o mesmo já acontecia em Rade Blunner). Só após tentativa e erro é que vamos descobrir quais os objectos que não podem ser tocados, quais os que devem ser utilizados para ajudar a chegar às plataformas (ou para não cairmos no vazio), e quais os objectos que obrigatoriamente devem ser recolhidos Vamos dar uma ajuda: para se conseguir concluir a missão, vamos ter que pontapear 95 adversários, os pedaços de sushi naturalmente devem ser apanhados, pois representam as vidas, devemos beber 10 saquês (será a melhor forma de curar a ressaca?), e todas as moedas têm que ser apanhadas, pois são essas que permitem ir periodicamente ligar à nossa mais-que-tudo (além disso, algumas cabines bloqueiam o caminho e só depois da chamada, o caminho fica desobstruído).

O jogo não é particularmente comprido, o que nem é de admirar, pois foi desenvolvido em muito pouco tempo (pouco mais de uma semana), e apenas como uma pequena diversão para um trabalho bastante maior que estão a preparar e que se tudo correr bem, irá sair antes do final do ano. No entanto, apesar de não ser muito grande, é tremendamente divertido, tem uma jogabilidade fantástica, e tem aquela capacidade de nos manter a jogar até chegarmos ao fim (teremos uma boa e romântica recompensa, no final). No fundo, é isso que define se um jogo é bom ou apenas mediano. E neste caso, estamos perante a primeira hipótese...

2 comentários:

  1. Dear friend, thank you for the review. Hopefully we will be back around November or December with a new 128k game. ;) Cheers!

    ResponderEliminar