terça-feira, 30 de novembro de 2021

BASIC Apascalado #1: Factoriais (type-in)


Como sabem, Zé Oliveira foi o autor do primeiro jogo português conhecido para o ZX Spectrum (Jogo de Inteligência Memórica). Mas antes disso já tinha criado vários programas e jogos para o ZX81, que em devido tempo partilhámos. E quando o MicroSe7e estava a deitar os últimos foguetes, foi também responsável por uma série de artigos e type-ins que saíram nas páginas do suplemento. São esses que vamos agora partilhar nas próximas semanas.

O primeiro deles é Factoriais, que saiu no número 56. Muito recentemente, o Zé Oliveira enviou-nos uma pequena correcção ao programa, tendo-a implementado no Spectrum Next. Sim, o Zé continua bastante activo no Spectrum, como podem ver.

Esta série de artigos tinha originalmente como objectivo dar a conhecer aos programadores melhores maneiras de programar. Isto é importante especialmente em programas grandes. Por exemplo, com esta técnica não é necessário usar o comando GOTO, tornando-se numa grande vantagem em reduzir os erros dos programas.

Podem vir aqui descarregar Factoriais, assim como usar o próprio emulador da página do Zé para carregar automaticamente o programa (aqui).

Sem comentários:

Enviar um comentário