domingo, 14 de novembro de 2021

CM: Os Jogos no Computador - 041

A 29 de Abril de 1990 saía nas bancas mais uma edição do jornal Correio da Manhã com a secção "Os Jogos no Computador" assinada por Paulo Ferreira, e dedicada ao mundos dos videojogos.

Como habitualmente, tivemos a análise semanal a um jogo da escolha do Paulo, tendo calhado a vez ao "Coloris", uma variação do conhecido "Columns". Para além da crítica, ficamos a saber que "Coloris" fez bastante sucesso nas arcadas portuguesas.

Um outro dado curioso nesta crítica é a dúvida do Paulo em relação à procedência dos autores de "Coloris", cujos nomes nórdicos aparentavam ter origem na Noruega ou na Finlândia. Tal seria improvável, segundo o Paulo, pois nestes países só se pirateavam ou copiavam jogos. Uma crítica duplamente injusta, mas quiçá justificável numa época em que não se podia consultar a internet para se esclarecer estes detalhes.

O facto é que "Coloris" é um jogo finlandês, e a Finlândia também teve a sua própia produção na década de 80, talvez não tão prolífica como a de outros países, mas que lançou alguns clássicos como "Zamzara" (C64) e "Netherworld" (C64 e Spectrum) - jogos do (já falecido) Jukka Tapanimäki.

Mas à data deste artigo estávamos ainda em 1990, quando a demoscene começava a despontar nos países nórdicos. Estes acabariam por tornar-se referência não só nesta área, também como na própria indústria de videojogos. Um tema para outros blogues...

Foi nesta edição que se estreou um novo e pequeno espaço para anunciar as novidades e lançamentos da semana. O espaço dedicado aos pokes e dicas também teve as habituais contribuições dos leitores, incluindo um interessante mapa do jogo "Mot".

Finalmente na secção de leitores podemos ler o dilema de um leitor que não conseguia encontrar software para o seu Sinclair QL, e a apresentação de "Laranjeiro Software", mais um clube de jovens dedicado à troca e venda de software para diversas plataformas.

A digitalização desta edição pode ser obtida neste link, graças ao trabalho de preservação de Mário Moreira.

Sem comentários:

Enviar um comentário