domingo, 2 de janeiro de 2022

CM: Os Jogos no Computador - 048

As aventuras de texto foram o destaque na secção "Os Jogos de Computador" do Correio da Manhã de 17 de Junho de 1990.

"Cozumel", uma das mais conhecidas aventuras de texto do ilustre estúdio espanhol "Aventuras AD" é o foco da análise semanal, com o Paulo Ferreira apontar os pontos fortes e as debilidades deste jogo. Curiosamente o Paulo apercebeu-se que o motor usado não seria o GAC a que estaria habituado.

Não estava longe da verdade, pois tratava-se do DAAD, uma versão "customizada" do PAWS da Gilsoft, especialmente criada para a equipe espanhola de Andrés Samudio - o mentor de "Aventuras AD", para atender às suas necessidades específicas.

Ainda continuando no registro das aventuras, e conforme prometido na edição anterior, o Paulo Ferreira apresenta a sua análise à aventura "Em Busca de uma Nova Terra", criada no Graphic Adventure Creator pelo Ricardo Perdigão e enviada para a redacção do Correio da Manhã. É portanto um MIA (missing in action) o qual não se encontra preservado digitalmente.

Seja como for, o Paulo fez vários elogios à narrativa e ao aspecto gráfico da aventura, congratulando o Ricardo pelo trabalho que fez. Aquele pequeno mini-curso de GAC que o Paulo foi apresentando semana após semana terá despertado o interesse de muitos "aventureiros e, quiçá, terá tido um efeito multiplicador nas semanas e meses que se seguiram.

De resto, o Paulo ainda teve tempo de informar que continuou a receber cartas furiosas do clube de fãs de Michael Jackson (e também clube de haters do P.F.), pela análise arrasadora que fez ao jogo "Moonwalker". Por quanto tempo esta novela se terá prolongado??

Quanto à área de pokes e dicas, recheada como sempre, com um mapa de um nível de "Navy Moves" e uma solução do 2º nível de "Tusker". Tudo isto pode ser lido neste link graças ao trabalho de preservação de Mário Moreira.

1 comentário:

  1. Como fã de Michael Jackson acho que o jogo não foi nada de especial mas talvez tenha sido menosprezado devido a muitos fatores.
    Recordo me dá sequência final do filme em que Michael Jackson se transforma em nave ou robô. .

    ResponderEliminar