segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

TJ's Cavern Capers


Nome: TJ's Cavern Capers
Editora: NA
Autor: Gaz Marshall
Ano de lançamento: 2021
Género: Plataformas
Teclas: Redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 / 128 K
Número de jogadores: 1

Gaz Marshall lança mais um jogo, muito ao estilo dos que desenvolveu anteriormente, nomeadamente Jetpack Jock e Magenta Jim, com todas as virtudes, mas também os mesmos defeitos que tínhamos encontrado nesses dois trabalhos. Mas desta veja coloca-nos na pele de TJ, ou Thomas Tj Ferreira, como preferirem, figura muito popular no Facebook e que ainda por cima tem um apelido bem português. E é talvez o ponto de maior interesse para se levar este jogo até ao fim, nem que seja para prestar a devida homenagem a este nosso conterrâneo (pensamos nós que pelo menos será descendente de tugas).

O jogo apresenta 20 níveis nos quais o objectivo é recolher todas as garrafas de cerveja, só então se podendo passar para o cenário seguinte. Estes são muito parecidos com o já referido Magenta Jim, com as paredes a serem delimitadas por blocos um pouco arcaicos (para não dizer desinteressantes). A nosso ver, um retrocesso relativamente a Jetpack Jock. No entanto, é necessário não esquecer que este autor ainda tem pouca experiência no uso da ferramenta Arcade Game Designer. E embora não seja referido em local algum, parece-nos o suporte deste jogo - as nossas desculpas se estivermos enganados. É também uma  pena os autores das ferramentas usadas não serem devidamente creditados.

Para evitar que TJ apanhe as garrafas de cerveja, vários inimigos vão deambulando pelos cenários, alguns em padrões regulares, enquanto que outros, caso dos morcegos vão voando por onde bem lhes apetece, sendo muito mais difíceis de evitar devido aos movimentos imprevisíveis. 

Assim, quem gosta do género, TJ's Cavern Capers não tem nada de errado (nem bugs visíveis, algo que nos últimos tempos tem aparecido em muitos dos novos jogos) e entretém durante um bom par de horas. No entanto, parece-nos que as pessoas já começam a ficar saturadas de 1.001 jogos do mesmo género, e hoje em dia, se não existe algum elemento inovador ou diferenciador, os jogos arriscam-se a cair no esquecimento. Que nos parece que vai ser aqui o caso...

Sem comentários:

Enviar um comentário