sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

Concurso BASIC Apascalado 2022 (ZX Spectrum)


Têm sido notícias bombásticas atrás de notícias bombásticas (e preparem-se, vamos ter mais durante o fim-de-semana). 

Desta vez, graças ao Zé Oliveira (autor do primeiro jogo português conhecido para o ZX Spectrum, JIM), que não só idealizou uma competição e ainda ofereceu o prémio principal para o vencedor de uma das categorias, anunciamos o Concurso BASIC Apascalado 2022, quem sabe o primeiro de muitos.

O concurso vem na sequência da recuperação dos suplementos do MicroSete e dos programas que o Zé concebeu há cerca de 35 anos, mas também dos inéditos que ainda recentemente disponibilizámos à comunidade.

Em termos muito gerais (é fundamental ler o regulamento), estão abertas duas categorias, Jogos e Outros, sendo o prazo limite de entrega dos trabalhos 30 de Setembro de 2022. O próprio Zé fará parte do júri, assim como elementos de Planeta Sinclair e do Museu LOAD ZX Spectrum.

Os prémios também não são de desprezar, pois além do ZX Uno oferecido pelo Zé, os vencedores terão material oferecido pela Teknamic Software (cassetes com jogos de computador), da revista Espectro (várias revistas), do Museu LOAD ZX Spectrum (fanzines e algum merchandising), e do próprio Planeta Sinclair, como a cassete Wonderful Dizzy. E mais poderão vir a caminho.

Podem assim meter mãos â obra, aguardamos os vossos trabalhos. Mas não se esqueçam de ler o regulamento, aqui em português, ou aqui em inglês. Para os que acreditam que é impossível fazer um programa sem GOTO, eis um exemplo aqui.

2 comentários:

  1. Algumas das regras do concurso, são ... peculiares.

    Em particular, a entrega da submissão em 3 formatos diferentes.

    Por outro lado, poderá não ser imediatamente óbvio o que é o BASIC Apascalado, porque se fala de código escrito no BASinC (emulador) e no ZX Next, assim como no Spectrum "normal", mas ao que me parece, são 3 variantes semelhantes e não exactamente a mesma coisa.

    ResponderEliminar
  2. O programa pode ser feito directamente no ZX Spectrum.
    O BASinC é referido apenas como ferramenta para quem quer fazer o programa no PC.

    Se o programa for feito no ZX Spectrum de acordo as regras do concurso então as outras 2 versões podem ser geradas automaticamente.

    O BASIC escrito de acordo as regras do concurso chama-se BASIC Estruturado.
    O BASIC Apascalado foi definido a partir de várias linguagens: Pascal, NextBASIC, etc.

    Para quem prefere trabalhar no PC é aconselhável programar directamente em BASIC Apascalado.
    Neste caso, as outras 2 versões também podem ser geradas automaticamente.

    Isto parece um pouco confuso mas se examinarem o exemplo do link seguinte vão ver que isto é mais simples do que parece:
    http://arcalusitana.fun/MuseuZX/Pascalated_BASIC

    Este concurso foi criado com vários objectivos. Um dos quais era dar uma vantagem aos programadores portugueses de ganharem um prémio. Os programadores estrangeiros que fazem jogos com aspecto profissional já têm as suas técnicas bem definidas e no geral não gostam de usar apenas BASIC. Assim, um programador modesto e que não tenha medo de novidades de programação (de 1987) tem aqui a sua oportunidade. O meu conselho é que ignorem o que não gostam e tentem ultrapassar as dificuldades. Quanto maior a dificuldade maior o mérito da conquista.

    Em breve vamos divulgar alguns pequenos programas escritos em BASIC Estruturado e a sua versão em BASIC Apascalado para ajudar os concorrentes.

    ResponderEliminar