sábado, 3 de dezembro de 2022

O Empresário (1ª edição)


Em tempos tínhamos partilhado o programa que acompanha o jogo de tabuleiro O Empresário (ver aqui). Na altura, tínhamos preservado a cassete com o software que acompanha o jogo. Entretanto conseguimos adquirir a rara 1ª edição do jogo (só conhecemos outra pessoa que o tem), em estado impecável (na realidade nunca tinha sido usado, as peças encontravam-se ainda coladas e tudo), e, como fazemos sempre, fomos experimentar a cassete. Qual o nosso espanto quando vemos que o programa é diferente daquele que já tínhamos preservado. A base é a mesma, mas tem algumas nuances diferentes, desde não ter o ecrã de carregamento, os mini-jogos, menus diferentes, etc.

O próprio manual de instruções tem algumas diferenças. Deixamo-lo aqui em PDF, embora já o tivéssemos partilhado como imagem. Agora (na altura em que este post é escrito),  estamos à espera de uma oportunidade para ir ao museu e digitalizar o manual da segunda edição, sendo essa a versão que se encontra em Cantanhede.

Poderão aqui descarregar o manual + programa + imagens do tabuleiro.

5 comentários:

  1. Espetacular, encontrar este jogo completo nessas condições é como encontrar uma agulha num palheiro.
    Seria possível digitalizar as diferentes notas e cartas? Assim seria possível toda a gente jogar o jogo embora não seja o ideal acho que é a unica forma para o comum dos mortais :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ui... Posso tentar depois com calma. Mas ficam sempre a faltar todas as outras peças... Essas só com impressora 3D, acho eu.

      Eliminar
  2. As outras peças dá para simular, modelar em 3D já era pedir demais :)

    Agora as notas e as outras cartas é que fazem mesmo falta. Não é preciso digitalizar uma a uma, penso que numa uma digitalização numa folha A4 devem caber grande parte delas não? Depois cortam-se, assim não dava tanto trabalho.

    Sendo ou não possível de qualquer forma obrigado pelo trabalho fantástico de preservação.

    ResponderEliminar
  3. Outra ideia, em vez de digitalizar umas fotos de alta resolução das várias cartas e notas todas alinhadas também servia para o efeito e era uma solução bem mais simples. Fica a sugestão :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. poderei digitalizar várias coisas numa folha só. Verei entretanto a melhor forma. As fotos servirá talvez para as peças de plástico.

      Eliminar