quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Caveted Against the Darkness 2022


Ainda se recordam de Caveted Against the Darkness, um jogo desenvolvido em 1991 pelo Fernando Pereira e Jorge Chagas, e que se manteve desconhecido por mais de 30 anos?  Há uns meses o Fernando contactou-nos e entregou-nos todas as suas cassetes, para recuperarmos os seus jogos. Caveted foi um dos que lá estava e conseguimos assim ter acesso ao jogo.

Foi também o jogo mais acarinhado pela comunidade. Pelo menos pela Inglesa, pois valorizaram bastante o jogo, tanto que até nos fizeram um pedido: uma nova versão de Caveted, mais rápida e que pudesse ser incluída na Woot! 2022. 

Dito e feito, o Fernando acedeu logo ao nosso pedido. Por acaso até já estava com ideias de compilar o jogo, tornando-o mais rápido. Depois da comunidade o ter ajudado indicando o melhor compilador, nomeadamente o Filipe Veiga, chegou às ferramentas certas e apresentou a versão 2022 de Caveted.


Relativamente à versão de 1991, as diferenças são enormes. A mais óbvia, a velocidade, que tornou agora o desafio muito mais jogável, sem necessidade de ter que se aumentar a velocidade de processamento do computador.

Depois, como a velocidade aumentou consideravelmente, foi possível contemplar mais inimigos nos ecrãs. Por um lado aumentou a dificuldade, por outro, como a jogabilidade é melhor, simplificou a missão.

Também a nível gráfico foram feitas melhorias, fazendo com que quase pareça que estamos perante um novo jogo. De facto, o Fernando tem um talento inato para o desenho e isso nota-se no grafismo dos seus jogos.

E o melhor? É totalmente gratuito, só têm que vir aqui buscar à nova Woot!

Sem comentários:

Enviar um comentário