Jogo: Runaway Nose
Programadores: Chentzilla
Género: Aventura
Origem: Rússia
The adventures of a nose that ran away from its owner. Influence people and more using scents. A short but versatile game with nonlinear gameplay and multiple endings.
Já existia as aventuras de um fio de cabelo (Mr. Hair), pois agora temos as aventuras de um nariz. Ainda por cima, um nariz fedorento e fugitivo...
Apesar da sua simplicidade e de quebra-cabeças relativamente lineares, esta pequena aventura é cativante. E não estando referido nos créditos a grande obra de Patrick Süskind, O Perfume: História de um Assassino, em tudo este jogo nos fez lembrar o livro, nomeadamente a parte em que Jean-Baptiste Grenouille, através do cheiro, influencia as ações dos restantes personagens. Curiosamente, estávamos precisamente no momento em que escrevemos esta pequena análise, a reler o livro, o que até serviu para criar a ambientação perfeita para apreciar a aventura.
Vamos também dar aqui um pequeno cheirinho daquilo que se pode encontrar em Runaway Nose. Assim,o objectivo do nariz é conseguir escapar ao seu dono. Aproveitando que este dormia, o nariz foi à sua vida. E logo no segundo ecrã encontra um cão. Se se aproximar dele, apropria-se do seu odor, permitindo-lhe ultrapassar o gato que bloqueia o caminho. Claro que tem a alternativa de dar a volta ao gato, mas o resultado é ir parar à prisão, que de resto pode escapar sem grandes problemas, mas que tem consequências ao nível do final (o jogo tem vários finais, consoante as nossas acções).
Quando nos apropriamos de determinado odor, este permanece durante 30 segundos, permitindo-nos ultrapassar certos personagens. O mais urgente, de início, é conseguir passar despercebido no meio dos soldados, evitando assim ir parar à prisão. Os restantes quebra-cabeças, vão sendo resolvidos à medida que nos vamos deparando com eles.
Altamente original, Runaway Nose é perfeito para quem pretende uma aventura fácil e rápida, mas ao mesmo tempo cativante. Foi um das belas surpresas de YRGM 2025.
Pontos positivos: simplicidade, fluidez, originalidade, humor.
Pontos menos positivos: sem ecrã de carregamento, som básico.



Gostei bastante deste jogo, apesar de simples na verdade é uma das minhas entradas preferidas da competição. Tem aquele "feel" old school do Spectrum.
ResponderEliminarEntretanto foi disponibilizada a versão 1.6, que corrige alguns bugs, agora já tem ecrã de carregamento, e... (tambores) tem uma versão em Português !!!
Já o fui sacar, mas ainda não joguei a versão PT :)
Eliminar