quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

Jogo do Mês: Perseus

Mazinger Z: ¡Koji al Rescate de la Superaleación Z!


E o ano de 2025 não termina sem o lançamento de mais um jogo, desta feita com o curioso nome de Mazinger Z: ¡Koji al Rescate de la Superaleación Z!.

Naturalmente, estando nós em pleno período de festas, não conseguiremos analisar o jogo antes do início de Janeiro. No entanto fica aqui a nota para o seu lançamento.

Poderão aqui descarregar este jogo de um programador que nos era desconhecido.

terça-feira, 30 de dezembro de 2025

ZX CODE

O ano está praticamente a terminar, mas nem por isso o Zé Oliveira se esqueceu da comunidade. E na falta de prenda Natalícia, chega a prenda de Ano Novo. Ou quase, pois como o programa foi criado em 2025, optámos por o colocar ainda neste ano.

As instruções que acompanham o programa são bastante esclarecedoras sobre a utilidade de ZX CODE. Depois, basta ir colocando a numeração de 1 a 4 para tentar encontrar um ponto no ecrã.

Podem aqui correr o programa online ou podem aqui vir descarregá-lo.

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

Adivinha (MIA)


O David Mendes, que tem uma grandiosa colecção de cassetes do ZX Spectrum, tem andado a ver aquilo que se esconde nas suas cassetes piratas. E encontrou este Advinha, um pequeno exercício feito por um Português e dedicado a um Tiago.

Poderão aqui descarregar Adivinha.

The Experiment


The Experiment é a tradução para Inglês da aventura El Experimento, lançada pelo multifacetado EJVG em 2021. Normalmente, este programador lança sempre interessantes jogos dos mais diversos géneros, mas sempre contendo desafiantes quebra-cabeças.

Com esta versão em Inglês, todos aqueles que não dominam a língua Castelhana, poderão agora experimentar esta aventura. Na altura, não a explorámos devidamente, precisamente pelas questões linguísticas, mas iremos agora tentar chegar ao fim, como fizemos com The Dark Dagger ou Hallowed Knight

Poderão aqui vir descarregar o jogo e dar uma pequena e merecida contribuição ao seu autor.

domingo, 28 de dezembro de 2025

CAAD #70


Caso ainda não tenham reparado, Javi Ortiz está em primeira mão a anunciar o novo número da revista CAAD, com o incrível número de 140 páginas (ver aqui). Isto vindo de uma revista que já vem desde os anos 80.

Esta é uma revista que não abdicamos de comprar em versão física, não obstante existir em formato digital (gratuito), É que a qualidade é muito acima do usual neste tipo de publicações.

Se fazem parte da categoria de aventureiros, e não só do ZX Spectrum, podem aqui vir descarregar a revista. E se quiserem mesmo ajudar os seus autores e terem mais revistas como esta, o melhor que têm a fazer é adquirir a versão física.

sábado, 27 de dezembro de 2025

Pulplife


O nosso amigo Javi Ortiz, el Spectrumero, acabou de juntamente com Johnnystorm, fazer o lançamento de Pulplife.

Neste jogo que marca a estreia de um novo programador no mundo do ZX Spectrum, assumimos o papel de um pequeno polvo na sua busca para encontrar e resgatar todos os seus irmãos mais novos. O nosso amigo inicia a aventura num recife remoto, onde tem de encontrar os seus irmãos antes que sejam devorados pelos inúmeros predadores do vasto oceano.

É interessante que este jogo foi inicialmente concebido para uma consola portátil já descontinuada, a Gamepark GP32 e a versão inicial foi programada na linguagem Fenix. O jogo não pôde ser finalizado durante o ciclo de vida comercial da consola e acabou por ser um projeto arquivado com 90% do desenvolvimento concluído. Neste momento, o programador está a trabalhar para continuar o projeto em HTML ou usando o DivGo para reutilizar o código. 

A versão que hoje foi lançada é é uma versão reduzida para o ZX Spectrum 128k, uma vez que as características da consola GP32 eram muito superiores às do Z80. No entanto, pelo que vimos no programa de Javi Ortiz (ver aqui), parece ser bastante interessante. Vamos testá-lo durante a semana, podendo aqui ser descarregado.

Elemental - ZX Spectrum 2025 edition


Massimiliano Arca foi um dos programadores vencedores da primeira edição do Concurso de BASIC Apascalado, criado pelo Zé Oliveira. Na altura, com GaussMem 2022, conseguiu cativar todos os elementos do júri.

Entretanto, em 2024, dois anos depois da edição que galardoou GaussMem, foi lançado Elemental, na versão 2024 (ver aqui o detalhe desta versão).

E agora, surge a versão 2025 deste programa, que permite calcular a análise elementar de qualquer composto químico ou sal, sendo uma evolução do programa mais simples apresentado no concurso Pascalated Basic em 2024.

O programa é brilhante e convidamos todos os nossos leitores a virem-no aqui descarregar. Até porque não só de jogos se faz a cena do ZX Spectrum, como já antes dissemos.

Alien Attack 2: Invaded Colony


Ainda há pouco tempo MANSoft tinha lançado Magic Adventures, e já regressa com novo jogo, Alien Attack 2: Invaded Colony, o sucessor de Alien Attack.

Quem experimentou e gostou dos outros jogos deste autor, certamente também irá gostar desta nova aventura, repleta de aliens mais os seus resquícios verdes.

Poderão aqui descarregar este jogo, provavelmente só teremos tempo para o experimentar depois do ano novo.

Ninja Secret Agent (Chapter II)


Depois de Ninja Secret Agent, saiu agora o segundo capítulo. Este segundo episódio segue muito a linha do primeiro e os objectivos são muito simples:

  1. Encontrar 5 disquetes com os códigos nucleares
  2. Localizar o líder dos terroristas, escondido algures na sua mansão
  3. Último e mais importante objectivo: matar o líder dos terroristas
O jogo é totalmente gratuito e para o obter basta aqui vir. Será mais um jogo para experimentarmos durante a semana.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2025

Starball


Ainda se recordam do surpreendente Secrets: Castle of Doom? Pois David e Ronnie Bradley voltam agora à carga com um novo e surpreendente jogo, num estilo muito longe daquilo que imaginaríamos desta dupla. É que Starball faz lembrar os saudosos Batty e Arkanoid, num estilo de jogo que ao longo dos anos vai tendo sempre clones a aparecer. E este é dos bons...

Claro que ainda não tivemos tempo de experimentar o jogo em todo o seu esplendor, provavelmente só conseguiremos durante a próxima semana, mas já deu para ver que este é um dos grandes lançamentos do ano.

Podem vir aqui descarregar Starball e colocar uma pequena prenda no sapatinho desta dupla de programadores.

Balance


Nem só de jogos vive o ZX Spectrum e a PCNONOGames resolveu lançar um pequeno utilitário, à boa maneira dos programas que existiam na primeira metade dos anos 80.

Balance, com versão em Espanhol e Inglês, permite fazer a gestão doméstica, contemplando as seguintes funcionalidades:

  • Adicionar receitas e despesas para cada mês do ano
  • Apresenta os saldos mensais e acumulados do ano
  • Em formato físico, armazena os dados no cartucho DANDANATOR (em desenvolvimento)
  • Selecione a moeda
  • Calculadora
  • Câmbio de moedas
  • Permite definir um salário fixo
  • Adiciona pagamentos extra
O programa existe em formato físico e digital, incluindo o ROM para o Dandanator, podendo aqui ser descarregado (tem um custo de 2,70 €).

World of Spells: Santa Claus


Depois de Word of Spells, um interessante jogo, que até poderíamos ter apreciado em todo o seu esplendor caso fosse possível ter uma configuração decente de teclas, segue-se agora uma pequena brincadeira com o mesmo motor. 

O objetivo é recolher o máximo de prendas e entregá-las no menor tempo possível à fada, que nos aguarda no final do caminho. Não existem inimigos, mas é uma boa demonstração das capacidades do motor usado para criar este jogo. Mas por favor, permitam ter a redefinição das teclas...

Poderão aqui vir descarregar o jogo e dar uma prenda Natalícia aos programadores de World of Spells.

quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

Ali Baba traduzido para 62+ linguagens

Deve ser novo recorde do Guinness: Ali Baba foi traduzido para 62+ linguagens diferentes, incluindo o Português. No entanto, na maior parte dos emuladores, o jogo não carrega, o que é uma pena.

Poderão vir aqui descarregar mais esta prenda Natalícia.

Varina: um pequeno presente de fim de ano

Como pequeno presente de 25 de dezembro e também para prolongar as boas festas, decidimos disponibilizar o Varina no Itchio da Teknamic, agora com traduções para inglês e espanhol, além de uma nova fonte de texto para facilitar a leitura. O link encontra-se aqui.

O Varina nasceu no contexto do Planeta Sinclair e da Revista Espectro, a partir de um simples fix ao type-in original Ravina, de 1985. A ideia começou como uma brincadeira, depois ganhou forma e acabou por resultar num pequeno jogo de homenagem, sempre sem grandes ambições e em escala muito simples.

Esta versão reúne todas as variantes do jogo, bem como o Ravina original, no mesmo download. A decisão de disponibilizá-lo agora prende-se à vontade de devolvê-lo à comunidade e de fechar o ano com algo feito com gosto.

Não é um jogo grande, nem pretende ser. É apenas mais um pequeno contributo neste percurso de preservação, experimentação e memória em torno do ZX Spectrum.

Boas festas a todos e votos de um bom Ano Novo, com saúde, tempo e vontade para continuar!

Starquake


Nome: Starquake
Editora: Bubble Bus
Autor: Stephen J. Crow
Ano de lançamento: 1985
Género: Labirinto
Teclas: Redefiníveis
Joystick:  Kempston, Sinclair
Número de jogadores: 1
Memória: 48 K
Descarga: Aqui

É verdade que há muito, muito tempo já tínhamos feito a análise a Starquake. No entanto, este é daqueles jogos a que voltamos com bastante regularidade, além de que já se impunha uma actualização, contemplando a grelha mais actual de pontuações. Além disso, estávamos a preparar a sessão para o Lisboa Games Week, onde, na altura em que escrevemos isto, estávamos a pensar apresentar os 10 jogos preferidos do autor deste artigo (não os que consideramos como melhores, pois essa lista já foi apresentada em Planeta Sinclair), pelo que aproveitámos para colocar uma nova review, embora baseada na antiga. Fazemos aquilo que na altura nos dá na telha, como já perceberam...

Assim, da mente de Stepehen Crow, conhecido por Wizard's Lair (um competente clone de Atic Atac) e Firelord, entre outros, saiu em 1985 uma deliciosa aventura, sendo Starquake dos jogos do ZX Spectrum mais apreciados pela comunidade, mas também dos mais difíceis.

Nesta aventura controlamos BLOB (Bio-Logical Operated Being) e a nossa missão é salvar a Terra de um planeta opressor. Para isso teremos que estabilizar o núcleo desse planeta, encontrando as várias peças que, depois de colocadas numa sala específica, o permitem estabilizar. Como isso vai impedir os habitantes desse planeta de virem invadir aqui o nosso cantinho azul, é que já não sabemos. A história é estranha, mas pouco importa, já que deambular pelas quinhentas e doze salas que compõem o cenário é simplesmente delicioso. Mas também podem imaginar que com tanta sala (uma grelha de 16 X 32), a tarefa é hercúlea.

Como se o mapa não fosse já gigante, e para dificultar ainda mais a nossa missão, o planeta está infestado com inimigos, alguns que se colam a nós como autênticas lapas, roubando a nossa energia. Os piores são uns seres semelhantes a pinos, cujo toque é fatal, além de muitos objectos estáticos do cenário que também matam ao simples toque. Além disso, há salas apenas acessíveis através de um cartão de acesso especial ou de uma chave e convém que os mesmos sejam encontrados logo de início, em especial o cartão, doutra forma não iremos longe (o cartão encontra-se muito próximo do local onde começamos a missão). 

É também engraçado que quarenta anos depois do jogo ter sido lançado e de o termos experimentado pela primeira vez, continuamos a encontrar coisas que nunca antes tínhamos visto. Assim, num ponto muito específico de uma sala, apenas acessível se tivermos o referido cartão, existe uma passagem secreta que nos leva para um outro ponto do planeta. E agora que descobrimos isso, fomos ver um mapa antigo do jogo, que saiu numa das revistas da época, e lá está a passagem secreta. Mas também não admira, com 512 salas, não seria fácil detectar um simples ponto num mapa.

Mas BLOB também tem os seus trunfos. A começar num laser que destrói todos os inimigos, assim como um fornecimento de pontes / plataformas que nos permite alcançar pontos mais elevados do cenário. Mas atenção, que tal como a energia do nosso herói, também as munições e as pontes têm stocks muito limitados, embora existam bastantes recargas ao longo do caminho. Mas melhor ainda é apanharmos a pequena nave que nos permite voar por todo o cenário. O único problema é que quando estamos montados nessa nave, não poderemos apanhar objectos, implicando deixar a nave nas respectivas estações e voltarmos ao local onde se encontram esses objectos (normalmente componentes que permitem estabilizar o núcleo ou itens que poderão ser trocados por esses componentes nas pequenas pirâmides, que não são mais que muito úteis pontos de troca), ficando, no entanto, mais vulneráveis aos inimigos, que surgem a todo o instante.

Existem ainda teletransportadores que nos permitem ir para outras zonas do planeta. Para isso necessitamos de conhecer os respectivos códigos. A zona onde se encontra o núcleo e onde teremos que nos deslocar inúmeras vezes para colocar os componentes é Quake. Os restantes são Verox, Tulsa, Delta, Exial, Ultra, Amiga, Soniq, Algol, Irage, Asoic, Ramic, Amaha, Kyzia e Oktup. E perguntam vocês: como se descobrem os códigos ou a zona onde nos encontramos? É fácil, basta entrar num qualquer teletransportador, esse indica o ponto onde nos encontramos, tal e qual como se fosse uma estação de comboio, e apenas temos que colocar o destino. Além disso, a partir de certa altura conseguimos identificar a área onde nos encontramos, pois cada uma delas tem gráficos e cenários distintivos das restantes.

Starquake é daqueles jogos que entranham até à medula. Apesar do elevado grau de dificuldade, a jogabilidade é imensa e é um delírio conduzir BLOB pelo planeta. Os cenários são extremamente imaginativos, ligados as diversas zonas entre si de forma perfeita, e criando um ambiente encantador. Os gráficos, mesmo que fortemente inspirados por alguns jogos da Ultimate, são do melhor que já se viu, ainda mais tendo em conta que estávamos em 1985. Quanto ao som, é outra pequena maravilha, revelando que nada neste jogo foi deixado ao acaso e que todos os pormenores foram muito bem trabalhados pelo seu autor.

Pode-se assim dizer que Starquake não tem pontos fracos e que é obrigatório experimentar. Quem não o fizer, não sabe o que perde. Além disso, e porque estamos a libertar esta review no dia de Natal, fica aqui uma óptima sugestão para passar uma tarde em família a jogar. Deixem-se encantar, tal como o autor deste artigo se deixou encantar em 1985...

Single Dragon


Já havíamos anunciado o lançamento de Single Dragon, aquando da saída do Special Pack 2025 (ver aqui). Pois agora o jogo já tem a sua entrada individual no itch.io, numa prenda Natalícia de JuanGM, que ultimamente tem lançado muitos jogos, e sempre com uma qualidade bastante assinalável e em crescendo.

Se ainda não conhecem Single Dragon, que fará as delícias de todos aqueles que gostam de Kokotoni Wilf e jogos do género, poderão vir aqui descarregá-lo. E que tal retribuírem a prenda de JuanGM com uma pequena retribuição, mesmo sendo o jogo gratuito?

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Feliz Natal aos leitores do Planeta Sinclair


Um Feliz Natal e um excelente 2026 para todos os leitores do blogue, são estes os desejos de Mário Armão Ferreira e do Planeta Sinclair!

The Shatered World (MIA) (versão incompleta)


Para a noite de Consoada, tínhamos que deixar algo especial. Por isso, nada melhor que pegarmos em mais uma importante preservação de um jogo nacional e partilharmos com a comunidade.

Sobre o processo de preservação de The Shatered World (com um "t", a correcção ortográfica ficará para outras núpcias), já falámos em detalhe (ver aqui). E até nos admiramos por ninguém o ter pedido para partilhar.

Agora a notícia menos boa: o jogo não se encontra completo, pois a cassete que tinha a versão final já não existe, apenas tivemos acesso a uma versão que estava longe de estar terminada.

 Este foi também o último jogo desenvolvido pelo Luís Peres, antes de ter abandonado o ZX Spectrum (por volta de 1990). Ou seja, é posterior a Space 1999: the Invasion, que conseguimos recuperar, e isso nota-se no grafismo.

Vamos agora à boa notícia: o Luís ainda se recorda daquilo que fez em 1990 e comprometeu-se a terminar este jogo, pondo-o mais próximo possível do original. Claro que isso será projecto para o próximo ano, mas até lá podem vir deliciar-se com esta versão incompleta, para aquecer os motores.

Podem aqui descarregar este jogo. Infelizmente, todos os outros jogos que o Luís Peres desenvolveu antes de Space 1999 e The Shatered World, perderam-se para sempre (cerca de uma dezena).

Thomas The Tank Engine 2: The Race (versão original)


A segunda novidade da Alternative Software é recuperação da versão original de Thomas The Tank Engine 2: The Race, conforme nos conta Frank Gasking na página Games That Weren't.

Em 2022 tínhamos dado a notícia da recuperação do jogo (ver aqui), no entanto, faltava encontrar a versão original e a autorização da partilha por parte da Alternative Software. Para já não encontrámos diferenças entre a versão de 2022 e a de 2025, mas vale a pena dizer que junto com a nova versão recuperada, encontra-se também a demo do jogo.

Poderão aqui descarregar esta versão.

Sooty & Sweep II (versão original)


Sooty & Sweep II não era propriamente um MIA, pois lembramo-nos de em 2022 ter sido recuperado e disponibilizada duas versões deste jogo de 1992 da Alternative Software, contendo algumas correcções e melhoramentos. No entanto, faltava a versão original no formato .tzx (já a tínhamos em formato .tap) e a autorização de partilha por parte da Alternative Software.

A história é contada por Frank Gasking na excelente página Games That Weren't, e não ficamos surpreendidos por ver um nome muito familiar que participou na recuperação deste e de mais material da Alternative Software: Steven Brown. Que mais surpresas iremos ter?

Venham aqui descarregar esta bela prenda de Natal para os coleccionadores dos vários formatos. E mantenham-se atentos, vamos ter mais durante o dia de hoje.

terça-feira, 23 de dezembro de 2025

Quivira: the Adventure (Next)


Já sabem que todos os anos, por esta altura, oferecemos umas prendinhas à comunidade. Sendo assim, este ano não poderiam faltar as oferendas, pelo que começamos por uma muito especial, com trenós de Natal e tudo. E isso porque será o primeiro jogo nacional para o Spectrum Next...

Se já jogaram Quivira: the Adventure, para o ZX Spectrum, sabem o que vão aqui encontrar (e se não o fizeram, está na hora de irem experimentar essa bela aventura criada pelo Mário Armão Ferreira). Já falámos sobre este jogo o mês passado (ver aqui). E também apresentámos o "making of" passado pouco tempo (ver aqui), pelo que por esta altura, já devem estar dentro de tudo o que há a saber sobre Quivira. Ou não, pois esta aventura carrega uma forte aura de mistério, apenas comparável às Sete Cidades de Ouro.

Sendo esta versão desenvolvida para o Spectrum Next, naturalmente que aproveita as suas características superiores, pelo que temos agora um jogo bastante mais rico e rápido. O grafismo é muito mais detalhado, com cores mais vibrantes e a dar à aventura um realismo que merecia.

Em termos de dinâmica, é exactamente igual à versão para o ZX Spectrum, pelo que a solução para completar a aventura é a mesma. A este nível não existem grandes surpresas. No entanto, a velocidade de processamento é maior, pelo que os textos surgem de forma mais imediata. Não obstante, duplicámos à mesma a velocidade de processamento no Next.

Convidamos assim a virem aqui descarregar o jogo e a deixar uma nota de apreço ao Mário. Qualquer bug que reportem, será também corrigido. E preparem-se, pois em breve vai haver mais novidades...   

Throbbin' Christmas Headaches


Io.rrwm resolveu também contribuir para esta quadra Natalícia com um jogo bem ao seu estilo, mas, claro, com um grafismo inspirado na época.

Em Throbbin' Christmas Headaches temos que apanhar todas as prendas de Natal que estão perdidas na oficina do Pai Natal. E isso ao longo de 13 dias, correspondendo aos diferentes níveis. Mas o que mais salta à vista, e a peculiar maneira do Pai Natal chegar a alguns locais. Experimentem, e logo verão.

Podem aqui descarregar o jogo e dar uma pequena prenda de Natal ao programador.

Soy Stomper Junior


A equipa The Death Squad volta a trazer-nos uma prenda Natalícia, com mais um jogo bem ao seu estilo. E, claro, com uma temática muito apropriada a esta quadra. Além disso, a musica de Lee Bee ajuda às festividades.

O objectivo é "esmagar" os seres azuis, num limite de tempo muito curto e, ao mesmo tempo, tendo que evitar uma série de empecilhos, entre obstáculos no terreno e inimigos. Simples, mas divertido para quem queira fazer uma pausa de 10 minutos no trabalho.

Poderão aqui descarregar o jogo e dar uma pequena prenda de Natal à equipa.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

Damas! (type-in)


Damas! é possivelmente um type-in adaptado para a nossa língua e que se encontrava nas cassetes doadas ao Museu LOAD ZX pelo Ramiro Alves. Em BASIC, mas sempre interessante.

Poderão aqui descarregar Damas!