sexta-feira, 23 de março de 2018

Paradise Café - ZX Spectrum

Se perguntarem a toda uma geração, em Portugal, que cresceu nos anos 80, jogando o ZX Spectrum, qual o jogo português, mais marcante e emblemático do microcomputador, provavelmente mais de 99% dos inquiridos citarão o nome Paradise Café.

Quase um ilustre desconhecido, além-fronteiras, Paradise Café é mais do que um simples jogo. É um conjunto de críticas à sociedade portuguesa da época, transpostas para o mundo digital, culminando num dos mitos urbanos mais lendários do nosso país, do início dos anos 80.


Os portugueses viviam a sua primeira década, de liberdade, após a deposição do regime ditatorial do Estado Novo, que durou cerca de 41 anos. As mudanças inerentes de um governo autoritário, que tinha como um dos seus grandes lemas: "Deus, Pátria, Família", deram azo a um regime democrático propenso a extremos. Sendo Paradise Café fruto dessa nova irreverência social que acabou marcando, toda uma nova geração, que, pela primeira vez, pôde experimentar o tabu sexual, de uma forma digital e interactiva, nunca antes vivida, ou sequer imaginada pelos seus pais, no interior dos seus lares.

Criado em 1985, do que sabemos, por Damatta©, uma vez que o seu verdadeiro nome permanece um mistério, isto porque, ao longo de 32 anos, nunca ninguém assumiu a autoria da obra, dando origem a uma série de especulações, tais como: o autor morreu; emigrou para os Estados Unidos da América; pertence a uma família proeminente; ou que se tornou famoso e que não quer ser conotado com o jogo. Mesmo havendo um pedido público expresso na procura do autor, assegurando o seu anonimato, promovido e difundido desde há uns anos através do site Universo Spectrum, o que é certo é que até aos dias de hoje, nunca ninguém respondeu ao apelo.

Uma vez que na época não havia legislação, em Portugal, para jogos de computador, qualquer pessoa podia comercializá-los através de lojas da especialidade, de forma “pirata” e sem qualquer registo de venda comercial. A não ser que o próprio se acuse, é pouco provável que venhamos a conhecer o verdadeiro nome do autor, ou a história real por detrás da sua obra.


Mas o que é que Paradise Café, na sua génese, fez com que seja um jogo intemporal e inesquecível para toda uma geração? Essencialmente é um jogo de cariz sexual em que controlamos um personagem que deambula nas ruas, procurando sexo com prostitutas, de porta em porta, comprando e vendendo droga, em que podemos, também, cometer actos de violação a uma idosa e matar quem nos tenta roubar, caso estejamos armados. 

Em suma é um jogo de jogabilidade diminuta, mas com gráficos grandes e detalhados que acabam por lembrar os jogos do autor Don Priestley. Esta forma de grafismo, arcaica nos dias de hoje, mas que para a época era de um realismo impressionante, acabou por levar muitos pais a irem às lojas que vendiam o Paradise Café, pedir responsabilidades aos donos por terem vendido o jogo, aos seus filhos, numa época em que não havia uma lei que proibia a venda de jogos violentos ou com conteúdo sexual a menores.



Inicialmente o Paradise Café foi posto à venda, de forma camuflada, com uma simples capa genérica e seu nome, sem imagens ou algo que indiciasse a verdadeira natureza do jogo. Mas o passar da palavra e a conversa entre colegas de escola, tornaram o mesmo famoso, surgindo mais tarde, uma versão com capa a cores com a referência: interdito a menores de 18 anos, bem antes de qualquer sistema de classificação de conteúdo de jogos electrónicos ter sido implementado na Europa. Isto acabou por gerar mais controvérsia, já que os jogos eram retirados da prateleira, para gavetas, para evitar o burburinho dos pais no interior das lojas que não queriam que os filhos vissem a mesma. (Estes factos foram relatados, à minha pessoa, por um empresário, nos anos 90, que vendeu jogos de computador para várias lojas).


Mas, mesmo com toda esta polémica, o momento mais memorável e marcante, associado ao jogo, que todos falavam e ainda hoje é recordado, resume-se à condição quando o personagem fica sem dinheiro, e após recorrermos ao serviço de uma prostituta, a mesma quando exige pagamento, o boneco controlado pelo jogador responde: - não tenho dinheiro. Esta situação despoleta uma animação em que surge um matulão africano, nu, qual Kid Bengala, que sodomiza o nosso personagem como punição. Esse personagem é chamado de Reinaldo, e foi inspirado no seguinte mito urbano português: Nos primórdios dos anos 80 estoira o "boato Reinaldo", segundo o qual, Laura Diogo, das Doce (a primeira girls band portuguesa), teria sido hospitalizada após ter tido relações sexuais com o futebolista do Benfica, Maurício Zacarias Reinaldo Rodrigues Gomes, devido ao tamanho do seu membro. O grupo acabou mesmo por ter espectáculos cancelados e ver diminuídas as vendas do seu álbum "É Demais", que estava a caminho do disco de ouro. Mas como os boatos em Portugal são passageiros, e a memória das pessoas curta, o álbum recuperou nas vendas, acabando por ser platina. No que se refere a Reinado, a sua carreira nunca mais foi a mesma, porque após o boato, terminou contrato com Benfica, indo jogar para a época no, relativamente modesto, Boavista Futebol Clube.


Inspirado ou não no verdadeiro Reinaldo e sua "história", Damatta© pegou num “homónimo” e transportou-o para o Paradise Café, transformando este personagem na figura mais popular de sempre num jogo made in Portugal, pelo menos até aos dias de hoje. E mesmo que alguém diga que é uma mera coincidência, basta olhar para a capa a cores escolhida para o jogo, em que a utilização da modelo Penny Baker, Playmate da Playboy, em Janeiro de 1984, não é de todo aleatória, já que era muito parecida com a Miss Fotogenia portuguesa, em 1978, Laura Diogo.


Paradise Café, retrata o pior do lado humano e de uma sociedade. Mas também critica os medos e os podres de uma nação que, quase milenar, vivia uma nova era, onde drogas, criminalidade, prostituição e o escândalo dos famosos começavam a inundar cada vez mais os média, algo que não acontecia no passado. Não é de estranhar, com tudo o que foi dito, o porquê de nos dias de hoje o autor permanecer anónimo, mesmo que o jogo tenha sido, e ainda é, um marco em Portugal.

Se tivesse que pontuar o jogo, numa classificação de zero a cinco, daria o máximo de um. Um jogo pode tornar-se intemporal, mas isso não lhe confere, por si só, sinónimo de qualidade ou notas altas. E numa pequena apreciação de análise ao mesmo o grafismo é grande e detalhado mas distorcendo estranhamente, por vezes, nas animações. O som é inexistente e a jogabilidade é mínima, tornando o valor de repetição do jogo quase nulo a curto prazo.

Pode não ter sido uma obra-prima, em 1985, e muito menos nos dias de hoje, mas quem o vivenciou, na época, foi sem dúvida uma das experiências mais marcantes, e quase única, recordada para todo o sempre no velho e bom ZX Spectrum. 



Artigo por: Mário Viegas, para a Revista Espectro Nº1

26 comentários:

  1. Hugo Liberato26/3/18 11:06

    muito bom o artigo, parabéns ao autor.

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela atenção Hugo, o Mário fez um muito interessante trabalho de pesquisa. E é engraçado ver como ao fim de tantos anos o Paradise Café continua a mover multidões... :)

    ResponderEliminar
  3. Jogo intemporal.tive acesso ao jogo,por volta de 1990 ou 91 mas penso q naquela altura não se encontrava à venda nas lojas. Longe de mim imaginar q quase 3 décadas depois ainda seria bastante falado,principalmente pela malta veterana da "geração rasca". Bom artigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ui, há tanto tempo que não ouvia falar da geração rasca, eheh. :)

      Eliminar
  4. Anónimo4/9/19 10:42

    Gosto da imparcialidade. Admite como o jogo em si é... no que toca a jogos, extremamente fraco, daí nota 1 de 5, mas mesmo assim explica de forma clara o impacto que teve na altura e porque era tão popular.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, obrigado pelo comentário :)

      Eliminar
    2. Como referi o jogo é um marco, daí o artigo sobre a história do mesmo e seu impacto, mas como jogo....é o que se sabe. Sexo vende e este vendeu bem e ficou para a história. Obrigado

      Eliminar
  5. Grande artigo! Deu-me para mostrar ao meu filhote como eram os jogos no meu tempo. Temos jogado mega drive!! Então fui buscar uns dvd com emuladores cheio de jogos e o Paradise Café foi logo dos primeiros que me lembrei! Foi qualquer coisa!!! Obrigado

    ResponderEliminar
  6. Boas.

    Gostava que tivesse existido um Paradise Café 2.
    Aqui no Porto no C.C.Dallas já para o final quando começou o inicio do fim das casas de jogos,não havia restrições na venda do Paradise Café...
    O comercio já era fraco e lojas como Burótica ,Top Games e JMS tinham o Futuro da era dourada dos computadores,como uma incerteza que se avizinhava.
    Excelente Rubrica a vossa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sinceramente, é jogo que abomino. Não tanto pelo jogo, que é fraco, diga-se, mas pela exposição desmedida que lhe é dada. Tantos jogos bons portugueses que existem (nos próximos tempos iremos trazer dois MIA's que vão rebentar com tudo), mas onde vou em todo o lado, apenas referem o PC.

      Aliás, com isso tudo, a impressão que damos no estrangeiro é que fizemos um único jogo para o Spectrum, o que é tremendamente redutor para Portugal e para todos os nossos programadores... :)

      Eliminar
  7. Efectivamente não é um Picasso mas segue o mesmo principio da cerâmica das caldas :)
    Existiram talvez centenas senão milhares de jogos em PT,tenho muita pena de não ter conseguido um que um vizinho meu tinha feito em basic que era uma verdadeira pérola,anos mais tarde cheguei lhe a falar mas segundo ele já o tinha apagado,o código era tão extenso que demorava cerca de 5 minutos a chegar ao fim através do cursor linha-a-linha...
    Estou certo que mais irão aparecer aos poucos,gosto como já disse da vossa iniciativa,e em conversa com o meu sócio :) Paulo Sousa ,comentei que voces deveria ter um alojamento maior para ter isso em arquivo organizado tipo WOS,o Dropbox é limitado..
    Contudo e volto a referir o software se existe vai aparecer aos poucos ,como costumo dizer ,o tempo é como a maré leva e traz .
    Por isso André não desesperes.

    Abraço

    José G.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. José, sim, a ideia é deixarmos tudo alojado no servidor do Museu, e aos poucos já começámos a passar. As duas dropbox pessoais não davam para mais... :)

      Uma pena esse jogo não ter ficado guardado :(

      Entretanto, as tuas disquetes já estão a caminho do especialista. Até ao fds, deveremos ter novidades :)

      Eliminar
  8. Mesmo para veres que ao fim de tantos anos ainda me lembro,era um side scrooler e era a aventura de uma maçã com pernas :) que entrava ao género de escadas e tínhamos de apanhar objectos ao estilo dizzy.
    Quanto ás disquetes espero que consigam recuperar algo que seja util

    G.Abraço

    ResponderEliminar
  9. Bati muitas pívias à conta desse game.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. fico contente por saber :)

      Eliminar
    2. Eu também, aliás bati com ele a minha primeira

      Eliminar
  10. André / Filipe , existe algo no JN referente a este jogo ?? ... tenho a ideia que o auto-censurei !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não o vi em lado algum. Nem na 1ª edição, nem na 2ª :)

      Eliminar
    2. Não! A cena mais "adulta" que apareceu no JN foi o Toi Acid Game.

      Eliminar
  11. Daniel Tiago23/10/23 19:14

    Sem dúvida um jogo que não vou esquecer 🥹🤣😂. Nunca entendi muito bem como se jogava, usava as teclas “s” para sim é “n” para não, as outras opções não sabia o que fazer. Acabava sempre na prisão 😁😇👌👌

    ResponderEliminar
  12. Nunca percebi como se dava o tiro no guna

    ResponderEliminar