terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Recuperado espólio de Eurico da Fonseca


Por um golpe de sorte conseguimos obter parte do espólio do prestigiado investigador Eurico da Fonseca, e que ainda recentemente foi falado nos fóruns dedicados ao Spectrum, muito por culpa da recuperação dos jornais "A Capital" (que temos vindo a disponibilizar neste espaço todas as sextas-feiras).

Entrámos assim em contacto com um amigo do investigador que há quase vinte anos que guardava as suas cassetes. Estas incluem algumas edições da Astor Software e Timex (que também temos vindo a colocar no blogue), mas acima de tudo muitas cassetes gravadas pelo próprio investigador, algumas delas pertencentes ao ZX 81. Iremos durante o mês de Janeiro analisar todas e preservar tudo aquilo que seja inédito (além dos programas da Astor e Timex, evidentemente). A curiosidade é muita, pois tem programas "homebrew" feitos pelo próprio Eurico da Fonseca, já que visionário como foi, seguramente que estava muito à frente daquilo que se fazia na altura em Portugal e poderá ter criado coisas bastante interessantes.

Esperem assim para boas novidades em 2019 (só nessa altura teremos disponibilidade para iniciar a recuperação do material, quase cem cassetes), mas fica desde já a promessa que iremos divulgar tudo o que encontrarmos, e que seguramente seria a vontade do investigador.

Queremos também desde já publicamente agradecer ao vendedor (por motivos óbvios não iremos referir o seu nome), por ter guardado estas pérolas e por nos ter dado a oportunidade de recuperar este importante espólio.

2 comentários: