domingo, 2 de dezembro de 2018

Graal (MIA)


E a mais recente "bomba" é um jogo que não se encontra em lado algum da internet, desconhecendo-se praticamente tudo de Graal. Aparentemente o autor será italiano, Fabbri Franco, tendo sido lançado pela Hardtek Software. Felizmente uma das cópias deste jogo, encontra-se no nosso país, mais precisamente com Victor Machado, que nos fez chegar um ficheiro wav, que entretanto convertemos para .tzx (tal como no passado fizemos com Playdays).

Mas Graal é também dos jogos mais difíceis que alguma vez vimos. Jet Set Willy é uma verdadeira brincadeira de crianças ao pé deste jogo, que logicamente vai buscar toda a sua inspiração à obra de Matthew Smith. Desde o tipo de armadilhas, passando pelo piso que se destrói quando o pisamos, até à música, tudo nos faz lembrar as aventuras do famoso mineiro. No entanto as semelhanças ficam-se por ai, pois Graal não atinge o brilho do jogo em que se inspira, muito pelo contrário. Além da falta de originalidade e da dificuldade extrema, também não se entende muito bem a sequência das salas, pois por vezes, quando passamos de um ecrã para outro, vamos parar a lugares inesperados. E contem também com o síndroma da morte súbita...

De qualquer forma esta relíquia encontra-se agora preservada para a posteridade, podendo aqui ser descarregada. Agradece-se a quem tenha mais informações sobre esta pérola que nos faça também chegar.


2 comentários: