quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Computer Spiele Museum's: Museum Guide


Nome: Computer Spiele Museum's: Museum Guide
Editora: NA
Autor: The Mojon Twins
Género: Acção
Ano de lançamento: 2017
Teclas: Não redefiníveis
Joystick:  Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Há dois dias apresentámos a review de Clicky Click's Dungeon, na qual entrávamos dentro de uma galeria de arte e através de um mini-jogo íamos vendo as esculturas. E esta obra dos The Mojon Twins, que já saiu há uns meses valentes (passou-nos completamente despercebido), tem um conceito semelhante, embora a vertente lúdica seja aqui bastante mais forte. apenas por isso o avaliemos tal e qual como se de um jogo "vulgar" se tratasse.

Assim, em primeiro lugar deveremos referir que este jogo foi criado para servir de guia ao Computer Spiele Museum, situado em Berlin, e que tal como o nome o dá a entender, é de um museu de computadores e tecnologia que se trata. E o que se pretende aqui é fazer uma visita guiada a esse museu, tendo até um pormenor interessante e não-sexista: podemos escolher uma personagem feminina ou masculina.

A ideia é a longo de dezassete ecrãs encontramos seis suportes de informação, perdidos ao longo do museu, e colocá-los nos dispositivos correctos. Podemos assim encontrar um CD, cartuchos e cartridges, e até uma cassete. Estes são facilmente identificáveis, mas caso não os reconheçamos, na imagem ao lado encontram as dicas necessárias para os colocar no local correcto.


Para dificultar um pouco a missão, encontram-se alguns guardas, robôs e até cães, que têm que ser evitados, pois se tocam na nossa personagem, roubam-nos uma vida. Alguns apenas fazem um percurso pré-definido, mas outros andam aleatoriamente pelo ecrã, sendo mais difícil de serem evitados (mas não muito).

Como já perceberam, o jogo, tendo apenas pouco mais de uma dúzia de ecrãs, cinco vidas e cerca de uma dezena de inimigos para negociar, é demasiado fácil. basta dizer que o terminámos em cinco minutos, logo na primeira vez em que o experimentámos. Mas o intuito principal não é o jogo em si, mas a ideia que lhe está subjacente, sendo por isso avaliado como tal.


O jogo foi criado, como é habitual nos The Mojon Twins, através do motor La Churrera (concebido por estes), Mas contém outros pormenores interessantes. Assim, em primeiro lugar, podem jogar directamente através da página do museu. Depois, nessa página existe até a opção de gravarem a sequência de som que será posteriormente lida nos emuladores (ou num computador real, se o pretenderem). Nota máxima para o aspecto inovador da coisa, a fazer lembrar os tempos em que gravávamos programas do Spectrum da rádio (convertia-se a frequência de rádio em videojogos). Além disso, se conseguirem encontrar as três chaves, poderão ganhar um brinde especial do próprio museu. Mas isso não vamos aqui contar do que se trata...

Assim, como jogo não esperem grande profundidade, no entanto, nem que seja pela ideia, merece que se lhe dê uma espreitadela.

Sem comentários:

Enviar um comentário