terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Clicky Click's Dungeon


Nome: Clicky Click's Dungeon
Editora: NA
Autor: Simon Daly
Género: Aventura de texto
Ano de lançamento: 2018
Teclas: Não redefiníveis
Joystick:  Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Há alguns dias tínhamos anunciado Clicky Click's Dungeon como uma nova aventura de texto. No entanto estávamos redondamente enganados. É que estamos aqui perante muito mais que uma aventura de texto. O que temos, além de um mini-jogo, é uma exposição interactiva. E fora a versão para Spectrum, existe também uma versão para Android (html 5), podendo ainda ser jogado na própria página do autor.

Assumimos a personagem de um golfinho (Clicky Click) que quer expor as suas obras e inicia-se a aventura entrando numa galeria de arte situada numas masmorras. O jogo é do tipo "choose your own adventure", quer isso dizer que vão sendo apresentadas duas ou três opções de cada vez, e teremos que escolher aquela que nos parece a mais adequada. A opção errada poderá levar directamente para uma cela, significando o final da aventura.

Esta é muito curta e o único objectivo é mesmo explorar a galeria de arte (que também tem apenas meia dúzia de salas), por forma a visualizar todas as obras em exposição. Depois de todas vistas, resta-nos voltar à recepção e sair da galeria. Não esperem, portanto, por uma mensagem de parabéns ou algo do género.


Não vamos assim avaliar este programa como um jogo (não faz qualquer sentido os parâmetros usados para os classificar). O que aqui realmente interessa avaliar é a ideia subjacente e a qualidade gráfica e literária.

Quanto à primeira delas, a ideia, foi algo que apreciámos bastante. De facto, Clicky Click's Dungeon pode ser pioneiro de outro tipo de programas e aplicações interactivas. Abre-se assim um novo campo para o Spectrum (e que o Spectrum Next, com o potencial que tem, poderá ainda aproveitar melhor). A ideia da galeria de arte caiu que nem ginjas, podendo agora o âmbito expandir-se e quem sabe, aparecerem museus a publicitarem-se desta forma, nomeadamente aqueles dedicados ao retro.

Quanto à vertente gráfica e literária, obviamente que estamos perante uma pequena brincadeira, não esperem portanto por milagres. Os esboços são isso mesmo, pequenos desenhos feitos à mão a preto e branco (como o subtítulo do programa indica), mas que no entanto dão um certo charme e carisma a esta galeria de arte. Os textos é que nos parece que poderiam estar mais desenvolvidos, ajudando a enquadrar melhor o personagem na aventura.

Assim, Clicky Click's Dungeon explora-se com imenso prazer. Em vinte minutos conseguem dar a volta à galeria toda, mas o mais importante é mesmo o projecto em si, assim como o poder abrir portas para outras ideias inovadores e que explorem as capacidades do Spectrum ou do Next. O seu autor está de parabéns, então, e agora vamos cobrar o que este prometeu nos fóruns: novos projectos do género para o Spectrum.

Sem comentários:

Enviar um comentário