sábado, 22 de dezembro de 2018

Emulador Retro Virtual Machine agora também para Windows e Linux.

O emulador Retro Virtual Machine tem sido uma excelente opção de emulação para o mundo do macOS, seja pelo seu interface bastante amigável, seja pela qualidade da emulação.

Pois bem, e como presente de Natal adiantado, foi lançada a versão 2.0 Beta 1, multi-plataforma, ou seja, está disponível também para o Windows como para o Linux, enriquecendo ainda mais o leque de opções para os fãs de emulação.

Retro Virtual Machine no macOS.

Além do interface amigável, no qual se inclui um leitor virtual de cassetes, o qual carrega ficheiros .TAP e .TZX como se fossem cassetes reais, o Retro Virtual Machine disponibiliza todos os modelos oficiais do ZX Spectrum. Mas não se fica pelo universo Sinclair e entra de cabeça no universo Amstrad com os modelos CPC, contemporâneos do ZX Spectrum.


Versão Linux com o leitor virtual de cassetes.

Mas as novidades não se ficam por aqui, esta nova versão emula drives de disquetes e uma panóplia de periféricos como DivMMC e Turbo Sound. A emulação do ecrã foi melhorada, com novos efeitos que procuram reproduzir a imagem tal como seria vista por uma televisão ou monitor. Além disso, a melhoria do som e o uso de gamepads foram contemplados nesta versão.

Versão macOS a correr CPC464.

Como se não bastasse, também tem-se a opção de emular o ZX Uno. E para completar o ramalhete, o emulador ainda disponibiliza uma seleção de jogos homebrew de alguns estúdios bem conhecidos como a Retroworks.

Versão Windows a emular o ZXUno e a correr Sword of Ianna.

E os developers também não foram esquecidos, com um poderoso debugger integrado no emulador -  ferramenta essencial para quem desenvolve homebrews!

Debugger integrado.

Embora o universo de emulação, especificamente em Windows, já se encontrar repleto de excelentes aplicações, arriscamos a afirmar que os fãs de ZX Spectrum só terão a ganhar com esta nova opção! O Retro Virtual Machine pode ser descarregado a partir do seu site oficial.

1 comentário: