domingo, 2 de dezembro de 2018

O-Puzz Attack!!


Nome: O-Puzz Attack!!
Editora: NA
Autor: Oblo
Ano de lançamento: 2018
Género: Puzzle
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Não
Memória: 48 K
Número de jogadores: 1

Desde que Tetris foi criado pelos russos em 1984 (saiu para o Spectrum em 1988), que o mundo dos quebra-cabeças tomou um rumo completamente diferente. Começaram então a aparecer mil e um puzzles diferentes, mas todos tendo como base a criação de combinações entre peças que vão caindo no ecrã. Quando se consegue fazer as combinações (ou completar linhas, no caso do original), as peças desaparecem, libertando espaço para outras.

É precisamente o que temos em O-Puzz Attack!! (curioso nome). Teremos que combinar pelo menos três peças da mesma cor (e formato), entre cinco tipos diferentes. quando estas se juntam (quer horizontal, quer verticalmente), são eliminadas, ocupando a peça que esteja imediatamente acima o lugar daquela que desapareceu. Se as peças chegam ao cimo do ecrã, o jogo acaba.

De cada vez que atingimos 1.000 pontos, sobe-se de nível e a velocidade em que é acrescentada ao ecrã uma linha aleatória com peças, aumenta. Parece-nos que a velocidade inicial está um pouco acima do que seria aconselhável, tendo-se muito pouco tempo para movimentar as peças (além de termos que pensar quais as que vamos movimentar). Além disso, muitas vezes, o tempo que se demora a  chegar com o cursor ao ponto que queremos movimentar é insuficiente para evitar que seja acrescentada mais uma linha, sendo este o nosso principal obstáculo. Assim, se inicialmente a velocidade fosse um pouco mais lenta, o jogo iria prolongar-se, sendo neste caso uma enorme vantagem, pois O-Puzz Attack!! é sem duvida divertido. E viciante, tal como o Tetris... 


A conversão do jogo para Spectrum está efectivamente bem feita, e ao contrário de Extruder, cujo programador (o português Rui Martins) não teve tempo de acrescentar algumas funcionalidades, Oblo acrescentou aqui duas. Em primeiro lugar existem nove níveis de dificuldade, do 1 (impossível), até ao 9 (muito fácil, se bem que isso seja relativo). Além disso, existem dois modos de jogo diferentes. O normal, cujas linhas vão sendo periodicamente acrescentadas no fundo do tabuleiro. No entanto, se quisermos um desafio (ainda) mais difícil, podemos optar pelo modo "It´s raining blecks! Hallelujah!", no qual as linhas com novas peças caem do topo do ecrã, confundindo-nos ainda mais. Experimentem este modo e irão ver o que queremos dizer.

Por fim, embora esta versão (1.0) já seja perfeitamente jogável, o autor ainda vai avançar com novas funcionalidades, nomeadamente:
  • Modo demo
  • Detecção simultânea de blocos horizontais e verticais
  • Pequenas afinações e remoção de bugs que entretanto apareçam
Uma vez que o autor também está a auscultar a comunidade, desde já deixamos uma sugestão: aumentar um pouco o tempo de lançamento de novas linhas de peças, pelo menos nos nívies iniciais.

De qualquer forma, O-Puzz Attack!! é bastante divertido, podendo aqui ser descarregado gratuitamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário