segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Unhallowed


Nome: Unhallowed
Editora: NA
Autor:  Blerkotron
Ano de lançamento: 2018
Género: Aventura de Texto
Teclas: NA
Joystick: NA
Memória: 128 K
Número de jogadores: 1

Aquilo que se pretendia que fosse uma mini-aventura, rapidamente se tornou num dos melhores jogos do género. Estamos a falar de Unhallowed, a brincadeira que Blerkotron criou para a Noite das Bruxas. E são várias as razões para a considerarmos como sendo uma aventura brilhante, mas vamos conhecer primeiro um pouco da história.

É noite de Haloween e regressamos a casa depois de um árduo dia de trabalho. Estamos cansados, esfomeados e tudo o que queremos é encomendar uma pizza e descansar o cérebro em frente à TV. No entanto, assim que abrimos a porta de casa e tentamos encomendar a pizza, ficamos sem rede móvel, sentimos uma sensação estranha e um arrepio na espinha, e tudo começa a dar para o torto...

Começamos então uma aventura fantasmagórica, muito apropriada à temática da altura, e que nos leva a uma dimensão paralela, na qual além de termos que destruir um livro amaldiçoado e salvar a nossa pele, temos também que salvar um amoroso gato preto, adequadamente chamado de Shadow.


Mas em que é que esta aventura se destinge das restantes? Em primeiro lugar a própria história. Tremendamente bem construída, com textos brilhantes, e que vão dando todas as pistas que precisamos para avançar no jogo. Usa mesmo um sistema de três cores, em que as palavras amarelas indicam objectos com alguma funcionalidade que não podemos carregar, turquesa para objectos que podemos carregar e verde para possíveis saídas. Ou seja, não temos que andar a examinar dezenas de objectos inúteis, que apenas nos fazem perder tempo, tudo o que necessitamos está à nossa vista.

Em segundo lugar, não há aqui mortes súbitas nem nada que se pareça. Ou terminam a aventura, ou não a terminam, ponto. Escusam assim de andar a gravar constantemente o jogo, com medo de perder tudo o que já fizeram. No entanto encontrámos uma "brecha": quando tentamos salvar Shadow e entramos no escritório, se não levarmos a faca connosco já não conseguimos sair de lá, muito menos salvar o felino. Entretanto comunicámo-la ao programador, que prontamente a corrigiu.

Outro ponto que gostámos bastante, o vocabulário. Apenas com uma dúzia de verbos conseguimos fazer tudo ("get"/"take", "examine", "use", "give", "open", "close", "push", "pull"). E poderemos usar abreviaturas  para nos movimentarmos, pois estando dentro de uma casa (ou de duas, se contarmos com a outra dimensão), não necessitamos de coordenadas geográficas, apenas de indicar para que quartos queremos ir. Se quisermos utilizar palavras compostas, apenas necessitamos de "use" e "with".


Por fim, a cereja no topo do bolo: sendo nós amantes dos animais, a própria aventura tem uma parte bastante pedagógica. Não conseguiremos chegar ao fim se não levarmos connosco Shadow, ou seja, o programador dá tanta importância ao gato, como à nossa personagem. Um toque extra de classe...

Unhllowed não tem gráficos e nem necessita. A história é envolvente e conseguimos perfeitamente imaginar cada uma das divisões da casa, seja a da nossa dimensão, seja a da dimensão paralela. Os puzzles são também lógicos e se explorarmos devidamente todos os locais, daremos mais cedo ou mais tarde com a solução.

Com tudo isso, não poderíamos dar outro veredicto que não seja o de Mega Jogo. Sejam ou não fãs deste género de jogos, façam um favor a vocês próprios e corram a vir aqui buscar Unhallowed, não vão descansar enquanto não resolverem o mistério e salvarem a vossa pele (e a de Shadow).

Sem comentários:

Enviar um comentário