sexta-feira, 16 de agosto de 2019

A Capital: POKES & DICAS - 11 e 18 Setembro de 1987


Não é fácil nomear jogos emblemáticos nos suplementos destas duas semanas, mas bem espremido, verifica-se que tem aqui alguns jogos que são melhores ou mais notáveis do que aquilo que pensaríamos.

Comecemos por dois shoot'em'up. O primeiro, Slap Fight, não sendo magnifico, pode agradar aos fãs do género, mesmo sendo um pouco curto e fácil, e Hades Nebula é um bom jogo, mas se os criadores tivessem pensado um pouco mais poderiam ter feito aqui um jogo memorável. Bastava ter reduzido um pouco a nave e o tamanho da pontuação, uma vez que este é incomodativo, afectando por vezes a jogabilidade. A adição de melodias no modo 128K seria uma mais-valia, já que o som não é nada de especial.


E para o pessoal que gosta do género aventura de texto e acção pode deliciar-se com Big Sleaze e Bride of Fankenstein.


É sabido que a pirataria em Portugal, nos anos 80, não ajudava a que conseguíssemos jogar ou gostar mais de alguns géneros de jogos, já que os mesmos necessitavam de instruções detalhadas, face à complexidade dos comandos de jogo. Um desses géneros eram os simuladores de voo, que por mais que tentássemos jogar, desistíamos à primeira, pois não tínhamos ideia como fazer funcionar o veículo.

Por vezes tínhamos a sorte de comprar o suplemento e sermos brindados com as instruções mais detalhadas por parte de leitores mais especialistas nesses géneros. Este é um dos exemplos, facultado pelo leitor Nilton Santos, com instruções para pilotarmos um Boeing 707*.
                        

Suplementos disponíveis na nossa Dropbox.

* O suplemento não refere o nome do jogo, e uma vez que não somos especialistas em jogos de simuladores de voo, lançamos no repto no grupo do Facebook do ZXSDA, perguntando aos fãs do género, se saberiam em que o jogo em que pilotamos um Boeing 707. Estranhamente ninguém sabia, mas dois membros confirmaram que pelas imagens e descrição dos comandos de voo, o jogo é o 747 Flight Simulator, havendo então uma errata por parte do suplemento. Agradecemos aos membros Luís Lima e Paula Silva, pela confirmação. 

Sem comentários:

Enviar um comentário