quinta-feira, 15 de agosto de 2019

Preview: Zoinho - No Jardim dos Tolos


Desta vez desafiámos o nosso amigo Marcus Garrett, mentor da Jogos 80 e Espectro, revistas com as quais colaboramos, para nos fazer a preview de Zoinho, novo jogo a vir do Brasil.

"Zoinho", gíria que significa "olho pequeno", é o mais novo título para o ZX Spectrum em produção no Brasil. Já de cara, a óbvia inspiração visual e a mecânica de jogo seguem fielmente a linha dos clássicos isométricos da Ultimate Play The Game, tais como Knight Lore e Nightshade. Uma mensagem misteriosa e - aparentemente - sem sentido dá o tom da aventura:


“Você é o Zoinho.

Sem perspectiva na vida
você se perdeu
no Jardim dos Tolos
Procure o saber esquecido
e lute para escapar
Só para descobrir
que a briga de foice
não termina nunca”.


Zoinho, personagem deveras estranha, deve perambular pelas várias salas que compõem o mapa e, ao evitar inimigos tão variados quanto tubarões, lesmas, serras, esqueletos e pegadas, coletar diversos objetos e resolver o misterioso enigma. Os gráficos são bem bonitos e coloridos, e os oponentes realmente apresentam designs criativos. O jogador poderá optar por usar teclado, joystick do tipo Interface II e as setas do cursor. Nas palavras do criador do projeto, o paulista Ricardo Nunes, ainda há muito a se fazer: "Convido todos a conferir e experimentar o novo jogo caseiro que estou desenvolvendo há um bom tempo já. A proposta não é das mais populares. Porém, não quis tentar fazer nem um platformer nem um shmup. Então, o jogo é isométrico e com "Colour Clash" no modo padrão, mas há a opção de apresentação monocromática pra quem não quiser ficar ‘vesgo’. Para quem é do ramo, vai ser óbvio saber de onde veio a música tema da abertura".

O Planeta Sinclair conversou rapidamente com Ricardo, o brasileiro revelou ao nosso blogue que recebeu a proposta de uma nova softhouse para que "Zoinho" seja lançado oficialmente e comercializado tanto em fita cassete quanto em disquete (no formato BetaDisk) em um futuro próximo, contudo, o estado atual do jogo é "alpha" e ele ainda traz alguns bugs: "Com certeza preciso reescrever o sistema de colisão inteiro", revelou Ricardo. Surpresas estão a caminho! 

O vídeo de “Zoinho” pode ser visto em baixo.



Quando pronto, ele também terá o código fonte e todos os recursos (ficheiros de sprite etc) publicados como projeto open source no seguinte repositório do Github aquiNesta altura, somente o ficheiro .TAP da versão alpha está disponível na pasta "build" deste link.

O Planeta Sinclair trará novidades assim que as tiver!


Por Marcus Garrett

Sem comentários:

Enviar um comentário