domingo, 8 de agosto de 2021

CM: Os Jogos no Computador - 027

Hoje é dia de Correio da Manhã com mais uma edição preservada da secção "Os Jogos no Computador", publicada no dia 21 de Janeiro de 1990.

Paulo Ferreira, o responsável pela secção abre a ordem de trabalhos com a análise semanal que calhou ao jogo de corridas "Stunt Car Racer". Em seguida, Paulo encerra a breve abordagem à ferramenta "Graphic Adventure Creator" explicando os conceitos de verbos, nomes e objectos. Os pokes e dicas não poderiam deixar de marcar presença com uma variação fora do comum: seis pokes técnicos para alterar alguns detalhes no ambiente de programação do ZX Spectrum.

Mas o destaque da semana é reservado para a primeira de várias contribuições de software e jogos portugueses enviados para o Paulo, depois de tantos apelos que fez incentivando a produção nacional. A primeira contribuição foi "Gravidade Zero" de Ruy Mendes e António Ricardo, um simulador (bem simples) de combate aéreo, programado em Sinclair BASIC com algumas rotinas em código-máquina à mistura.

O Planeta Sinclair tem uma lista de MIAs (software que se encontra desaparecido) e só soubemos da existência de alguns deles a partir deste tipo de publicações de jornais. Foram vários os jogos lusos que o Paulo teve acesso mas infelizmente não sabemos nem do paradeiro dele nem dos tais jogos que foi recebendo dos leitores. Caso alguém tenha uma pista ou informação que nos possa levar até ele, não hesite em contactar-nos!

A digitalização está acessível neste link graças ao esforço do Mário Moreira a quem não nos cansamos de agradecer!

Sem comentários:

Enviar um comentário