quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Adventures Continue


Nome: Adventures Continue
Editora: PCnono Games
Autor: Antonio Román
Ano de lançamento: 2021
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston, Sinclair
Memória: 48 / 128 K
Número de jogadores: 1

Depois da PCNono Games ter dado um passo atrás (no nosso entender) com Stop Virus, recompôs-se agora com Adventures Continue, um jogo que apesar de ter algumas lacunas e ser um pouco curto, no global é um desafio bem divertido e convidativo para se levar até ao fim. E embora mantendo a mesma mecânica ao longo das duas partes do jogo, elas são diametralmente opostas, tudo porque na parte dois os inimigos são móveis, exigindo alguma destreza nos dedos, ao contrário da primeira, na qual os inimigos ficam imóveis, implicando essencialmente capacidade de raciocínio e alguma estratégia para se completar os níveis.

O objectivo é salvar a princesa. Para isso temos que em cada nível recolher todos os corações. Quando isso acontece, a arca abre-se, revelando a chave da porta que leva ao nível seguinte. Como dissemos, na primeira parte os obstáculos e inimigos estão imóveis, não obstantes alguns poderem disparar contra nós se entrarmos no seu raio de acção (disparam na direcção para qual estão voltados). Isto só acontece quando recolhemos todos os corações, pois antes disso os inimigos são perfeitamente inofensivos. Para podermos escapar aos disparos dos inimigos (os seres cor-de-rosa), teremos que colocar à sua frente um caixote (de cor verde), por forma a podermos passar em segurança. 

Nesta primeira parte também vamos encontrar outro tipo de obstáculos, nomeadamente os caracóis. Embora estes sejam inócuos, bloqueiam o caminho. Para resolvermos a situação, temos que disparar contra eles, pois nessa altura transformam-se numa bola, e durante alguns segundos podemos movê-los para onde mais nos interessar. Atenção aos disparos, pois não são ilimitados. Cada coração que apanhamos dá direito a um disparo, portanto é fundamental termos em conta esta situação. Esta primeira parte do jogo, contendo 10 níveis, é pausada e cerebral. O mais importante é delinear a estratégia a seguir, decorrente do cenário com que nos deparamos.

Completada a primeira parte (este lançamento tem dois ficheiros), é dada uma palavra-passe para se aceder ao décimo primeiro nível. Aliás, sempre que se completa um nível, é dada uma palavra-passe, permitindo em qualquer momento começar no ponto pretendido, sem necessidade de ter que se percorrer todos os níveis anteriores. Sistema sempre útil e eficaz, seja qual for o jogo...

Na segunda parte o objectivo é igual, a diferença é que os inimigos são agora móveis. Alguns são mortais, outros ficam a empecilhar o caminho, implicando que se tenha que recomeçar o nível, e, no último nível, temos que enfrentar um "big boss". O principal problema é que o movimento é um pouco lento e não totalmente fluído. Se na primeira parte, na qual não é exigida destreza nos dedos, esta lacuna não se nota por ai além, na segunda parte, além de termos que definir bem a estratégia a seguir, também temos que conseguir fugir rapidamente dos inimigos, e nem sempre isso é possível devido a à falta de fluidez (por vezes parece que o jogo foi programado em Basic compilado). Tal como nem sempre se consegue rapidamente disparar para a direcção que pretendemos, notando-se essencialmente isso no último nível (o décimo quinto). 

Graficamente é simples, mas eficaz, com sprites quase infantis, sem dúvida ao gosto da criançada. Mas o mais importante são os cenários criados, e estes estão bem imaginados, com bastante diversidade, contribuindo para a atractividade do conjunto. Além disso, o jogo é um demake de Adventures of Lolo, da NES, pretendendo manter-se o mais fiel possível ao original.

Assim, se tivéssemos que pontuar cada uma das parte do jogo, daríamos 8 à primeira e 6 à segunda. No meio encontra-se a virtude, pelo que fica um 7 como nota final, demonstrando que estamos perante um bom jogo, divertido, mas que contém algumas lacunas que, caso fossem ultrapassadas, tornaria o jogo ainda melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário