domingo, 1 de agosto de 2021

Tardigrade


 Nome: Tardigrade
Editora: Stonechat Productions
Autor: Dave Hughes
Ano de lançamento: 2021
Género: Acção
Teclas: Não redefiníveis
Joystick: Kempston
Memória: 16 K
Número de jogadores: 1

Ainda a procissão vai no adro, isto é, ainda há pouco abriu a competição para programas de 16K (Cassette 16 Summer Jam Vol2), e já temos um jogo (a primeira entrada foi apenas uma rotina de efeitos). Tardigrade, o novo trabalho de Dave Hughes, abriu assim as hostilidades e colocou desde logo a fasquia alta. Não é demais recordar, jogos de 16K muito dificilmente irão constituir longos desafios, mas mesmo assim, Dave conseguiu aqui encaixar 20 níveis. Além disso são extremamente difíceis (demasiado, na nossa opinião), pelo que irá demorar algum tempo até se conseguir terminar.

Tudo começa com uma simples pergunta: já se questionaram sobre o que acontece aos caramelos deixados nas caixas da Quality Street? Eventualmente acabam nos limites exteriores da cintura de asteróides, e é aí que entramos nós, um vulgar extremófilo que vagueia pelo cosmos em busca da sua comida favorita. Caramelos...

O objectivo em cada um dos 20 níveis é recolher todos os caramelos antes que o ar se esgote. Mas os cenários estão repletos de inimigos e armadilhas, e em alguns temos que activar alavancas que desbloqueiam as paredes que permitem o acesso a novas salas. Só após recolhermos todos os caramelos, o portal de saída fica operacional e podemos passar ao nível seguinte. 

As dificuldades são muitas, e aqui reside o principal ponto fraco do jogo, pois por vezes chega a tornar-se frustrante. Se fosse um pouco mais benevolente, teria tudo a ganhar. Em primeiro lugar, qualquer toque nos inimigos ou nas armadilhas implicam o recomeço do nível. Podemos ir contra as paredes, no entanto, de cada vez que lhes tocamos, a direcção em que caminhamos / voamos, inverte-se (a direcção é assinalada por um pequeno bico no objecto esférico branco, que nos representa). Assim, dominar o sistema de controlo do nosso personagem é o primeiro passo.

Mas também o tempo para se recolher todos os caramelos e ir para o portal de saída é muito curto, ainda mais quando muitas vezes andamos aos trambolhões pelas paredes e, por vezes, temos também que aguardar que os inimigos desimpeçam o caminho. Isto implica estarmos em movimente constante, tentando perder o menos tempo possível, doutra forma ficamos a meio da tarefa. Uma nuance que deverá ser referida: é sempre bom deixarmos o caramelo mais perto do portal de saída para o final, pois assim que recolhemos o último, o tempo esgota-se com uma rapidez ainda mais impressionante.

Mas não se pense que é só dificuldades. Tardigrade é muito original, por vezes fazendo lembrar Thrust, ou até Lunar Lander. Se tivermos em conta que os gráficos são agradáveis, tem 20 níveis, e corre em 16K, então não se podia pedir muito mais. Veremos os próximos jogos da competição, mas para já o arranque foi dado em grande estilo.

2 comentários:

  1. Buen juego, lo malo, la dificultad, muy alta... un abrazo a todos !!!.

    ResponderEliminar