domingo, 5 de setembro de 2021

CM: Os Jogos no Computador - 031

Mais um Domingo no qual trazemos outra edição de "Os Jogos no Computador", publicada no Correio da Manhã do dia 18 de Fevereiro de 1990.

Já há algumas edições que o Paulo Ferreira não nos brindava com uma das suas análises arrasadoras! Calhou a "Satan" da espanhola Dinamic, completamente obliterado pela acutilância de Paulo que o considera como não valendo um centavo, não sendo mais que uma anedota e um caos total, ultrapassado em todos os aspectos.

Nós no Planeta sabemos que "Satan" não teve "reviews" muito favoráveis na época, e que o jogo tem alguns problemas, mas esta crítica demolidora até nos fez sentir dó dos seus criadores, especialmente por Snatcho, o artista por detrás de muitos sucessos da Dinamic.

Seja como for, quem tem vindo a acompanhar-nos sabe que esta secção dedicada aos videojogos tem um valor acrescentado pela interação dos leitores da época, que enchiam a caixa de correio do jornal diário, com pokes, dicas e mapas desenhados à mão, para jogos como "Indiana Jones and the Last Crusade" ou "Trap Door".

Infelizmente, para os amantes de aventuras, o Paulo quis dar mais espaço às cartas dos leitores nesta edição, pelo que não continuou a sua abordagem ao "Graphic Adventure Creator". No entanto, no meio dessas cartas, somos brindados com a pista de uma potencial aventura lusa, um jogo "desaparecido em ação" (ou "missing in action").

Trata-se de "Moonlighting / Modelo e Detective", uma aventura inspirada na série de televisão estrelada por Cybill Shepherd e Bruce Willis, uma comédia romântica em torno de um casal de detectives, e que tanto sucesso fez em Portugal. Aparentemente esta aventura teria até digitalização de voz e terá sido programada por Nuno Guerreiro, um morador da Cova da Piedade, em Almada.

Nem o Paulo Ferreira conseguiu ter uma cópia do jogo que ainda estaria a ser programado na data da publicação, nem nós no Planeta Sinclair temos quaisquer outras pistas sobre esta aventura. Desconhecemos o paradeiro de Nuno Guerreiro ou até se o jogo realmente existiu. Caso alguém tenha alguma informação que nos procure!

A digitalização pode ser obtida neste link. Mais uma vez agradecemos ao Mário Moreira pelo trabalho de preservação!

Sem comentários:

Enviar um comentário