domingo, 26 de setembro de 2021

CM: Os Jogos no Computador - 034

Trazemos mais uma digitalização da secção "Os Jogos no Computador", publicada no jornal "Correio da Manhã" no dia 11 de Março de 1990.

Quem nos tem acompanhado já conhece o estilo temperamental do Paulo Ferreira, responsável pelo espaço dedicado aos videojogos. As críticas eram absolutamente demolidoras com certos jogos, particularmente se fossem conversões mal "amanhadas" de filmes. E não foi diferente com "Moonwalker", o jogo baseado no filme homónimo protagonizado pela falecida estrela do pop, Michael Jackson.

Já aqui dissemos que o autor da secção poderá ter sido um fã da Sétima Arte, notando-se nas referências cinéfilas por ele escritas em críticas de jogos inspirados ou baseados em filmes. Mas o que acontece quando o crítico detesta tanto o filme como a respectiva conversão para jogo? Pois então leiam esta análise arrasadora do Paulo, que começa por rotular "Moonwalker" como um "desastre total"!

Não está claro qual a plataforma que foi analisada, mas somos forçados a concordar que a versão deste jogo para o nosso ZX está bem abaixo da média. Mas talvez o Planeta não fosse tão "assertivo" ao ponto de sugerir que o Michael Jackson pudesse "dar banho ao cão" como actor de cinema! Esta afirmação talvez tenha sido o mote da "novela do Michael Jackson" que viria a colorir a secção de leitores em edições futuras! Aguardem por cenas dos próximos capítulos!

E por falar em leitores, estes voltaram a contribuir para a respectiva secção, com imensos pokes, dicas e o mapa de um nível de "Myth". Um leitor de Mafra, com um nome fora do comum (Elisiário Bragadeste), colocou algumas perguntas interessantes sobre código-máquina, interrupts e desassemblagem de jogos, às quais o Paulo respondeu, dando a entender que tinha alguma experiência com o MONS3 (monitor e desassemblador).

A digitalização desta edição está neste link. E como sempre, mais uma vez agradecemos ao Mário Moreira pelo trabalho que teve ao digitalizar e tratar as 200 edições do seu acervo pessoal!

Sem comentários:

Enviar um comentário